Prefeito de Jaicós firma parceria para perfuração de poço em povoado Croazal
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 19/10/18

Prefeito de Jaicós firma parceria para perfuração de poço em povoado Croazal

Melhorar o abastecimento de água do povoado Croazal. Esse é o objetivo de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Jaicós e o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar/PI).

Na última quarta-feira (17), o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, esteve reunido com o gerente do Sisar Regional de Picos, Jairo Meneses Bezerra, e representantes do povoado, os professores Wandim Lima e Francisco das Chagas, ocasião em que assinou o termo de cessão temporária de uso de uma propriedade do município para a perfuração de um poço tubular.

O sistema de abastecimento de água da comunidade foi construído pelo Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar) e desde o ano de 2007 é administrado pelo Sisar. Diante do crescimento populacional da comunidade, situada às margens da BR 407, distante cerca de 15 km da sede, surgiu a necessidade de aumentar a oferta de água.

“Estamos buscando alternativas para aumentar a oferta de água, já que a comunidade vem crescendo muito, até acima da perspectiva do programa, quando foi feito o estudo.”, disse Jairo Bezerra. O gerente do Sisar explicou que recurso que será aplicado na obra é fruto de um projeto desenvolvido pela Fundação Avina e o Instituto Coca-Cola Brasil, a fundo perdido.

Com a cessão do terreno para a escavação do poço, os próximos passos serão a regularização da parte elétrica e, concluindo a parte burocrática, de levantamento de orçamento para contratação da empresa e execução da obra. O poço deverá estar perfurado até a primeira quinzena do mês de dezembro.

O prefeito falou da importância dessa ação para garantir segurança hídrica para a população da comunidade. “O povoado Croazal tem crescido muito. Lembro que antes tinham casas apenas de um lado da BR, e agora temos construções dos dois lados. Junto com isso vem a necessidade de aumentar a oferta de água para os moradores. Para isso, o município está cedendo um terreno para que o Sisar possa perfurar mais um novo poço naquele povoado, e com isso, a gente espera estar atendendo resolvendo a questão do abastecimento de água.”, disse.

Pavimentação
Ainda na quarta-feira, o prefeito Neném de Edite e o secretário da Controladoria Municipal, Osmilvan Oliveira, visitaram o bairro Alto da Santa Cruz, onde a Prefeitura Municipal pretende aplicar recursos na pavimentação da ladeira que dá acesso ao bairro.

O objetivo da visita foi coletar dados para a elaboração do projeto. O prefeito informou que o recurso para a obra foi destinado pelo senador Ciro Nogueira, no valor de 300 mil reais, e já está empenhado. “Estamos iniciando o processo burocrático para, em breve, estarmos iniciando mais uma obra importante para a nossa cidade.”, disse.

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Lista dos aprovados no Sisu 2019 já está disponível no site do MEC

A lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 já está disponível. Os candidatos poderão ter acesso ao resultado por meio do site do Ministério da Educação (MEC).

No Piauí, mãe põe cabelo à venda para comprar moto e levar filho pra escola

Uma mulher no interior do Piauí quer vender os cabelos, que não corta há quatro anos, para conseguir dinheiro, comprar um transporte e levar o filho para a escola. As

Padre Marcos

Padre Marcos participa da Conferência Estadual de Educação em Teresina

Representantes da Secretaria de Educação do município de Padre Marcos participaram nesta quinta-feira (17), no Diferencial Buffet, em Teresina, da Conferência Estadual Popular de Educação do Piauí – CONEPE/PI. O