Seca de 2015 no Piauí será ainda maior que no ano passado, segundo meteorologista
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 23/01/15

Seca de 2015 no Piauí será ainda maior que no ano passado, segundo meteorologista

Os dias chuvosos no Estado não devem ser vistos como esperança de um inverno mais consistente este ano. Pelo menos é o que garantem as previsões meteorológicas da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semar). “Estes dias tem chovido por conta de um fenômeno chamado de Zona de Convergência de Umidade. Normalmente, as chuvas originadas desse fenômeno duram poucos dias. Entre três a quatro dias para de chover e fica mais seco de novo. Estes dias tem agido sobre o Piauí esta Zona, mas no domingo e na segunda-feira a chuva deverá diminuir de novo”, informou a meteorologista Sônia Feitosa, acrescentando que o fenômeno chega atrasado no Piauí.

Além disso, Sônia afirma que o ano de 2015 tem forte potencial de ter períodos de seca ainda maiores que os de 2014. O Piauí tem enfrentado longos períodos de estiagem desde 2010. O ano de 2014 foi considerado o pior de todos os anos durante a seca. “Nós ainda não temos muita certeza, mas há grandes chances de que este ano seja pior em relação à estiagem. Há previsões de que passemos por mais de 50% de chances de as chuvas serem abaixo da média histórica”, completou.

Dos 224 municípios piauienses, 204 continuam com decreto de emergência vigente por conta de seca e estiagem. Segundo a Defesa Civil do Piauí, o Ministério da Integração liberou verbas referentes ao abastecimento de poços, Bolsa Estiagem e carros-pipa, para amenizar as consequências da estiagem durante os anos de seca no Estado.

Previsão – A previsão para esta sexta-feira (23) é de que o dia deverá continuar parcialmente encoberto e com chuvas de forma isolada, com trovoadas e ocorrências mais fortes em áreas isoladas no Norte e do Sul do estado.

No Norte, o tempo permanece de parcialmente nublado à claro, com chuvas e trovoadas isoladas. No litoral, de claro a parcialmente nublado, com baixa possibilidade de chuva e trovoadas à tarde e à noite.


Fonte: Portal O Dia

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Piauí alinha projeção de leitos antes da retomada das atividades

O governador Wellington Dias discutiu sobre a projeção de leitos hospitalares para Covid-19 durante reunião, nesta sexta-feira (05), por videoconferência, com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o novo

Picos

PICOS | Cinema nos Bairros retorna em julho

A partir de julho o projeto “Cinema nos bairros” retorna em Picos. As informações foram prestadas pelo secretário de Juventude do município, Rodrigo Lima. Desde 2014, data em que foi

GERAL

Hospitais do Piauí vão suspender atendimento ao Iapep

As clínicas, hospitais e laboratórios credenciados pelo Plamta , do IASPI, antigo Iapep, vão suspender o atendimento aos usuários alegando que não recebem pagamento desde outubro do ano passado. A