Connect with us

GERAL

Secretaria de Justiça baixa nova portaria para manter estabilidade nos presídios do Piauí

Publicado

em

Uma nova portaria da Secretaria de Justiça entra em vigor nesta segunda-feira (25) nos presídios do Piauí. A medida é para conter os ânimos e garantir as visitas dos familiares dos presos, por conta da greve dos agentes que já completa 15 dias.

“São ações que estamos implementando no sistema prisional para garantir a estabilidade. Atualmente as visitas estão acontecendo regularmente nas penitenciárias da Grande Teresina, com a garantia do direito das famílias levarem objetos aos presos, através da Operação Habitar“, declarou o secretário de justiça, Daniel Oliveira.

Desde o dia 11 deste mês, agentes peninteciários em greve se recusam a receber detentos no sistema prisional. Outros serviços como visitas íntimas e de advogados, a transferência de presos entre presídios e deslocamento para audiências também foram suspensos. Segundo a categoria, o movimento foi deflagrado após descumprimento de acordo coletivo firmado no Tribunal de Justiça.

Daniel também destacou o reforço na segurança para garantir que os presos permaneçam nas unidades prisionais e o sistema de justiça continue funcionando normalmente. Na última semana, um princípio de motim foi registrado no presídio de Parnaíba e uma rebelião na penitenciária de Floriano.

Sobre o movimento grevista, o secretário avaliou que a greve precisa parar e os servidores entenderem que ela foi inoportuna e prejudicial aos próprios agentes. Daniel Oliveira informou que vai iniciar esta semana uma nova etapa de relação com a categoria, na qual vai fiscalizar com mais rigidez os servidores que não estão trabalhando e assim efetivar os cortes de ponto.

Publicidade

“O movimento além de não apresentar um prova consistente. Nós já temos aumento para os servidores este ano, estamos com um concurso em andamento e inaugurando novos presídios. São uma série de ações, que o estado vem fazendo para modernizar o sistema prisional”, destacou o secretário.

O Tribunal de Justiça do Piauí já determinou que pelo menos 60% dos agentes penitenciários em greve retornem ao trabalho, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. A decisão foi do desembargador Edvado Pereira de Moura, que recomendou ainda que sejam retomados procedimentos rotineiros como: visitas de familiares, advogados e servidores.

Fonte: G1

Foto: Isabela de Meneses/Viagora

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS