Connect with us

Alegrete do Piauí

8,3 mil alunos de escolas públicas do Piauí são aprovados para o Sisu

Publicado

em

Os estudantes das escolas públicas do Piauí conquistaram com suas notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Exame), primeiros lugares no curso de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Floriano, no curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal Catarinense (IFC), no curso de Serviço Social da Universidade Federal e do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Levantamento inicial da Secretaria Estadual de Educação mostra que 8,3 mil estudantes das escolas públicas do Piauí foram aprovados para cursos de todo o Brasil.

Aos 17 anos, Wanderson Ramos Alencar, é o 1º colocado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Instituto Federal Catarinense (IFC), no curso de Engenharia Elétrica.

Wanderson Ramos recebeu a notícia nesta última terça-feira (28), após a divulgação dos resultados do Sisu pelo Ministério da Educação.

“Eu me sinto muito honrado, me esforcei muito para isso, abdiquei de várias coisas pra estudar e ser coroado com a primeira colocação é uma sensação inexplicável. Sempre soube que queria cursar engenharia elétrica, mas o interesse aumentou quando em 2011 foram instalar energia elétrica na minha localidade, desde então sou fascinado por eletricidade e por a física como um todo”, disse Wanderson Ramos.

Publicidade

Filho da agricultora, Vanderleia Pereira Ramos, e do Messias Vitorino de Alencar, que já morreu, agradece o esforço da mãe.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, segundo a minha mãe que sempre foi mãe e pai e meus avós maternos, que carinhosamente eu os chamo de ‘pai e mãe’ por eles terem ajudado na minha educação”, disse.

Wanderson Ramos estudou em colégios públicos do município de Alegrete do Piauí e concluiu o Ensino Médio na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar (ASA), a quem agradece a todos os professores e colaboradores por todos os conhecimentos repassados.

Vaílson Oliveira, estudante do CETI Raimundinho Andrade, de Campo Maior, conquistou o primeiro lugar (cotas) no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Cadeirante, Vaílson sempre estudou em escola pública e é da zona rural do município.

O estudante disse que, para superar todas essas limitações, sempre contou com o apoio de professores das escolas Linoca Gayoso e Professor Raimundinho Andrade. Com boas notas no Enem, Vaílson diz que não vai parar com a aprovação em Serviço Social e vai buscar a também aprovação no curso de Direito.

Publicidade

Pedro Henrique Moura, concluinte do ensino médio pelo CETI Mário Martins localizado no município de Picos, foi aprovado em 1º lugar para o curso de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O objetivo de Pedro é seguir a carreira acadêmica e se tornar pesquisador. Ele orienta que os vestibulandos tenham foco, paciência e dedicação. “Frequentar as aulas não é o bastante. É preciso estudar bastante, focar nas disciplinas que tem mais dificuldade. Caso não consiga passar de primeira, meu conselho é ir tentando até alcançar o seu objetivo”, afirma.

O diferencial do Ensino Integral

Pedro cursou todo o ensino médio no regime integral, concluindo em 2019. Ele fala da importância do ensino integral no seu aprendizado e aprovação, bem como do apoio que teve de toda a escola. “O ensino integral foi importante na minha vitória e aqui na escola todos contribuíram para a minha conquista, dando macetes, dicas, tanto que consegui 780 pontos na redação, obtendo minha aprovação logo ‘de primeira’. Física é o meu sonho, me dediquei o ano inteiro para isso. Agora começo uma nova jornada, mas levarei minha escola e meus professores no coração”, diz emocionado, Pedro Henrique.

Rick Oliveira Gomes Torres, estudante do Ceep José Pacífico de Moura Neto, têm motivos de sobra para comemorar após a sua aprovação em primeiro lugar no curso de História, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no regime de cotas.

Publicidade

Com entusiasmo, o adolescente de 18 anos falou sobre a sua aprovação e destacou a importância dos profissionais da rede pública para a seu tão sonhado resultado. “Sou extremamente grato pelo incentivo que recebi dos meus familiares e, principalmente, de todos os profissionais da escola em que tive a oportunidade de estudar. Sem dúvidas, eles foram essenciais nessa conquista”, declarou.

Ser professor e transmitir conhecimentos para outras pessoas sempre foram os sonhos de Rick Oliveira.

Ele ressalta a sua paixão pela História e fala sobre a relevância da disciplina para a aprendizagem. “Eu sempre acreditei que vivenciar a História é uma oportunidade incrível de entender o presente e projetar o futuro. Com a aprovação e entrada na Universidade, vou conseguir ter uma noção maior para futuramente ajudar e ensinar outras pessoas”, afirma.

Também é de escola pública, o estudante que passou em primeiro lugar, pelas cotas, no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lucas Oliveira, da Unidade Estadual Cipriano Vieira de Sá, de Pajeú do Piauí.

Para o SiSU 2020.1, o Piauí contou com 9.339 vagas presenciais, distribuídas entre UFPI, Uespi, IFPI e Univasf – Campus Serra da Capivara, somente entre as IES públicas. Para o Ensino Superior à distância, o Piauí terá 5.850 vagas, sendo 2.730 para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 3.100 para a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), as quais serão ofertadas no segundo semestre de 2020, quando será lançado o edital.

Publicidade

No município de Fronteiras, o estudante da escola pública estadual Renê Gonçalves foi aprovado em dois cursos de Medicina, no da Universidade Vale do São Francisco (Univasf), que é federal, e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Sempre fui aluno de escola pública e, apesar das dificuldades que sabemos que existem, tentei superar os desafios estudando em casa e buscando ajuda externa de meus professores”, revela Renê Gonçalves, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira, de Fronteiras, aprovado em Medicina na Univasf e na UFMA. Ele e vários outros estudantes das escolas estaduais comemoram o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU), divulgado na tarde da última terça-feira (28).

Ele vai estudar no curso de Medicina da Univasf.

Renê Gonçalves afirma que sua tática foi participar do Enem desde a 8ª série do Ensino Fundamental, justamente para ter a experiência e acompanhar sua evolução ao longo dos anos de Ensino Médio. “Agradeço a Deus, pois consegui ter uma progressão em minhas notas até chegar ao terceiro ano e conseguir agora esse resultado muito satisfatório para mim. Eu recebo como um presente divino, pois creio que tudo está nas mãos dele e que o Senhor realiza sempre os desejos do nosso coração que são bons para nós e principalmente para a difusão do seu evangelho. É uma alegria para mim e para minha família, assim como para meus colegas e docentes”, falou Renê Gonçalves.

Primeiros Lugares

Publicidade

LUCAS OLIVEIRA – MEDICINA UFPI (1º LUGAR COTAS) – U. E. CIPRIANO VIEIRA DE SÁ (PAJEÚ DO PIAUÍ)

BRUNO SOUSA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS – UFPI (1°LUGAR) – CETI PINHEIRO MACHADO

JOICE ARAUJO FONTENELE – MATEMÁTICA – IFPI 1º – Piracuruca – Ceti castelo branco

 PEDRO HENRIQUE DE SOUSA – BIOLOGIA – IFPI 1º – Ceti castelo branco – Piracuruca

RICK OLIVEIRA GOMES TORRES    – UESPI – HISTORIA 1º LUGAR – ceep José Pacifico

Publicidade

VAÍLSON MORAES DE OLIVEIRA – 1º lugar Serviço Social – UFPI  (cotas) – CETI  Raimundinho Andrade (CAMPO MAIOR)

PEDRO HENRIQUE MOURA LUZ – FÍSICA INSTITUTO FEDERAL- PICOS (1°LUGAR) – ampla concorrência – CETI MÁRIO MARTINS

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS