Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Palestra sobre afetividade na educação escolar marca 2º dia da Semana Pedagógica; fotos

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 19, foi realizada mais uma etapa da Semana Pedagógica de Alegrete do Piauí, onde os profissionais da educação participaram de uma palestra conduzida pela psicóloga Escolar e Educacional, Amanda Brito. O tema tratado foi “A afetividade e suas contribuições na educação escolar”.

De acordo com a psicóloga, a afetividade no contexto do processo de ensino e aprendizagem escolar, se expressa de forma essencial e necessária, sendo esta discussão relevante ao trabalho do professor em sala de aula. “Através de uma relação afetiva e acolhedora entre professor-aluno é possível favorecer o desenvolvimento desse aluno, incentivando seu interesse pela aprendizagem e com isso diminuindo os índices de desistência e fracasso escolar”, frisou.

A Semana Pedagógica é um evento que prepara docentes e toda equipe da Educação Municipal para atuar no período letivo. É promovida pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Márcio Alencar, por meio da Secretaria de Educação.

Participante de mais uma etapa, o professor João de Deus, enfatizou sobre a proposta do evento e da palestra na manhã desta quarta. “Enquanto professores e também outros profissionais, precisamos nos capacitar sempre. Tivemos a oportunidade de nos reconhecer como seres capazes de atuar em sala de aula, reconhecer os nossos limites e as limitações dos alunos e assim atingir o que fazemos diariamente que é ajudar os alunos a enfrentar as dificuldades, a reconhecer a construção do conhecimento e se tornarem bons cidadãos, preparados para atuar no mundo”, destacou.

No período da tarde, de acordo com o professor João de Deus, foi tratado a respeito das metologias ativas. “É importante reconhecer com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, a diversidade de ferramentas que vem ajudar o professor a melhor trabalhar em sala de aula. Essa oportunidade é cabível e viável porque vai passar a utilizar as novas tecnologias e ao que propõe a BNCC a cada componente”, acrescentou o docente.

Publicidade

Programação da Semana Pedagógica

Na quinta-feira (20), o Programa de Saúde na Escola (PSE), irá realizar a “Apresentação do Programa, e o relatório de ações 2019”, e será ministrada pela secretária de Saúde, Dr.ª Ana Carla, às 08h.

Seguindo a programação, às 08h30, o master coach, terapeuta holístico e enfermeiro, Ezequiel, irá trabalhar a temática “Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos”.

Às 09h, a fonoaudióloga, Dr.ª Ericka, irá abordar o tema “Promoção da Saúde Auditiva e Identificação de Educandos com possíveis sinais de alterações”, e a organização do evento solicita a todos os participante a levarem o cartão do SUS.

Às 09h30, o palestrante, professor Edson Ribeiro, ministrará palestra sobre “Prevenção das violências e dos acidentes: criança segura na escola”.

Publicidade

A nutricionista, Dr.ª Ana Kelly, vai explanar sobre a “Promoção da segurança alimentar e nutricional da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil”, às 10h.

Às 10h30, a enfermeira Jannaina Alencar, vai falar sobre “Prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas”.

A enfermeira, Lívia Leal, irá abordar “Direito sexual e reprodutivo, e prevenção de DST/AINDA”, às 11h.

Encerrando as atividades trabalhadas pela manhã, a secretária de Saúde, Dr.ª Ana Carla, irá fazer as considerações finais e destacar a programação 2020, das 11h30 às 12h.

Retomando as atividades, às 13h30, a equipe da SME, irão abordar a Construção do Plano de Trabalho PSE 2020. Às 14h30, o engenheiro florestal, Dr. Gedeones Brito, irá explicar sobre “Educação Ambiental: Atitude e Ação”.

Publicidade

Finalizando o cronograma do dia, às 16h, o engenheiro florestal, Gedeones Brito, irá explicar sobre “Educação Ambiental Curricular 2020, e as 17h, a lotação.

No sábado, 21 de fevereiro, será realizada a reunião com as equipes gestoras. Nos dias 27 e 28, acontecerá o retorno para planejamento nas respectivas escolas de lotação.

>>Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS