Alegrete é a  1ª cidade do Piauí em colapso por falta de água e Estado pede 350 carros-pipa; Veja!
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 04/04/15

Alegrete é a 1ª cidade do Piauí em colapso por falta de água e Estado pede 350 carros-pipa; Veja!

O Piauí tem a 1ª cidade em possível colapso devido à escassez de água para o consumo humano. É o município de Alegrete no Piauí (a 379 km de Teresina). O secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, informou que o governo encaminhou pedido ao Ministério da Integração para autorizar 350 carros-pipas para abastecer cidades em situações mais críticas com a seca.

Segundo a Defesa Civil, chove em Teresina, na região Norte, mas é baixo o índice de chuvas no sul e centro sul. Atualmente, 201 municípios piauienses estão com decreto de emergência, devido à seca.

“Existem municípios que tem 20 carros-pipa abastecendo o território devido à extensão da cidade”, disse Hélio Isaias.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 60% dos municípios do Estado – dos 224 existentes – dependem de carros-pipas para abastecimento humano. Hélio Isaias informou que o decreto de emergência vai até o dia 18 de maio e que o governo fará renovação para que os municípios não sejam prejudicados.

“Equipes da Defesa Civil e da APPM (Associação Piauiense de Municípios) estão fazendo levantamento da situação da seca. Soubemos que o município de Alegrete no Piauí está em colapso com a falta de chuvas e o governador Wellington Dias já autorizou a construção de cinco poços para socorrer as famílias”.

Paulo Carvalho, secretário de Políticas Agrícolas da Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) confirmou que a situação é crítica em Alegrete do Piauí, além de municípios como Pio IX, Fronteiras, que tiveram pouca chuva.

“As chuvas estão irregulares e não conseguem abastecer os reservatórios. Tivemos uma reunião com o governo que prometeu antecipar as providências para a situação não se agravar mais ainda”, disse.

 

Colapso

No Nordeste, segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, 56 cidades estão em situação de “colapso” de abastecimento de água e esse número pode passar de 100. A informação foi divulgada ontem durante coletiva no Palácio do Planalto.

O ministro discutiu a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. “Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas de água, cisternas”, informou Gilberto Occhi.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Alegrete do Piauí

Trânsito Legal é tema de aula de campo na Creche Mãe Maria em Alegrete do Piauí

A Prefeitura Municipal de Alegrete em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira, 21, uma aula de campo com alunos da Creche Mãe Maria, escola pertencente a

Fronteiras

PICOS | Reunião sobre vans irregulares termina sem acordo concreto com STTRAM

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), às 10h00, na sala do secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirillo, um encontro entre ele e uma comissão formada por motoristas

MUNICÍPIOS

ALEGRETE | Escola Maria Juceneuda Maia encerra “VII Semana Cultural” com gincana, desfiles e festas; veja fotos

“Alegrete do Piauí: Nossa história, nossos sonhos” foi com esse tema que a Escola Maria Juceneuda Maia da Rede Municipal de Ensino de Alegrete do Piauí, realizou durante toda a