Connect with us

Belém do Piauí

Palestra com renomada professora Edigleide Rabelo marca a abertura da Jornada Pedagógica em Belém do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação realiza de 15 a 18 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2022, cujo o tema abordado é “Desafios e Possibilidades na Arte de Emotizar e Educar”.

O evento educacional abre o ano letivo de 2022, que volta com às aulas presencias. A Jornada tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de diversas atividades que promova a melhoria do processo ensino aprendizagem, através de palestras, oficinas e atividades extras, que darão sustentação ao trabalho dos professores durante o ano letivo.

A solenidade de abertura foi realizada na tarde desta terça-feira, 15 de fevereiro, na quadra poliesportiva, reunindo profissionais de Educação do município, bem como o prefeito Ademar Carvalho, sua esposa Francisca Gomes, além dos vereadores, secretários municipais e membros do Conselho Municipal de Educação.

O assessor jurídico, Francisco Antônio de Carvalho, que também é professor, se pronunciou em nome do prefeito, Ademar Carvalho. “Estamos dando o pontapé inicial no ano letivo de 2022, com a nossa Jornada Pedagógica, que traz uma temática muito relevante para a educação, por isso esperamos que essa semana seja muito proveitosa e que assim possamos iniciar o ano letivo com muita força de vontade e empenho. Sabemos das dificuldades que é fazer educação, principalmente, nesses dois últimos anos, devido à pandemia, mas não podemos desanimar, temos que nos desafiar e fazer mais e melhor pela nossa educação”, disse.

Francisco Antônio ainda destacou que o prefeito Ademar Carvalho, não tem medido esforços para o crescimento e desenvolvimento da educação, frisando a importância do trabalho em conjunto para que os resultados aconteçam. “Sozinho o gestor não consegue, ele precisa do Poder Legislativo junto com os professores, alunos e seus pais, enfim a comunidade em geral, pois a educação só tem resultados positivos se todos nós estivermos empenhados. E acreditamos no potencial de nossos profissionais, a educação tem tido bons resultados e esperamos que possamos continuar com esses bons resultados”, ressaltou.

Por fim ele, afirmou que o prefeito tem feito sua parte, com a estruturação das escolas, formações para o corpo docente, bem como sempre valoriza a categoria, a exemplo, vai conceder o novo piso salarial aos professores. E disse ainda que o gestor está a disposição para colaborar com cada professor na promoção da melhoria da qualidade da educação.

Na ocasião, a representante do Conselho Municipal de Educação, Cíntia Dias, apresentou as deliberações e normativas para a retomada das aulas presenciais, em consonância com os protocolos sanitários determinados pelos órgãos de saúde municipal e estadual.

A secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, abriu oficialmente a Jornada. “Nesse momento quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui reunidos em busca de melhorias para a educação belenense e para todos que a fazem, por isso, é com com imensa satisfação que iniciamos o ano letivo de 2022. Os desafios enfrentados ao longo dos últimos anos foram grandes, porém com coragem, determinação, compromisso e acolhimento iniciaremos o ano letivo com aulas presenciais e gostaria de enfatizar que juntamente com as demais secretarias municipais, estaremos cumprindo rigidamente os protocolos de biossegurança”, disse.

A gestora da pasta destacou sobre a necessidade do retorno das aulas presencias. “Entendemos que as aulas presenciais são de suma importância, pois está na escola é a melhor forma de aprendizado de crianças e adolescentes. Temos ciência que além de ler, escrever, contar e na escola que os alunos aprendem habilidades sociais, emocionais, fazem exercício físicos, tem acesso a saúde mental e outros serviços de apoio, como também é o local onde as crianças recebem refeições saudáveis, tem acesso à internet e outros serviços que algumas famílias não podem oferecer”, pontou.

Ela finalizou agradecendo a todos os envolvidos na educação. “Agradecer a assessoria da Inovat, na pessoa do Edson Sá, minha equipe da Secretaria de Educação que planejaram esse momento de retorno às aulas presencias com muita atenção e carinho, externar minha gratidão as peças fundamentais no processo de ensino aprendizagem que são os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação, além de agradecer, em especial, ao prefeito Ademar que apoia todas as nossas ações da pasta e tem o compromisso de trabalhar a educação como prioridade não medido esforços para elevar a sua qualidade”, concluiu.

Publicidade

O evento foi marcado pela palestra ministrada pela conceituada professora Edigleide Rabelo, que tem uma ampla experiência e formação na área pedagógica, que com uma apresentação animada e dinâmica sobre a temática, prendeu a atenção dos presentes do início ao fim.

A professora que tem diversas especialidades na área de educação, com o uso de uma metodologia inovadora, envolvente, entusiasmada possibilitou conhecimentos significativas, contribuindo para um aprendizado contínuo dos profissionais.

“Como é importante nós considerarmos que somos gente e, gente é movido à emoções, então quando trazemos um tema com esse ‘Desafios e Possibilidades de Emotizar e Educar’, estamos passando a mensagem para pais, professores, filhos, pessoas, que é preciso acolher, compreender o que se sente, mas potencializar também tudo que há dentro de si, porque educar ´e extrair, é transformar. Estamos a dois anos numa pandemia, precisamos parar e também olhar o quanto nós aprendemos e nos fortalecemos e, é hora de acolher, de fazer o novo de um novo jeito, pois não podemos parar, porque a vida exige movimento”, destacou Edigleide.

A Jornada Pedagógica segue até a sexta-feira(18), com diversas oficinas e palestras voltadas para o aprimoramento da prática pedagógica dos professores. As aulas na Rede Municipal de Ensino estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS