Connect with us

Campo Grande do PI

Social de Campo Grande do Piauí realiza culminância da Campanha de prevenção ao suicídio

Publicado

em

A Secretaria de Assistência Social de Campo Grande do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira (29), uma palestra em alusão a campanha do Setembro Amarelo, que aborda o tema da valorização da vida, a prevenção e o combate ao suicídio.  O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com o apoio da secretaria de Saúde, esse ano o tema internacional da campanha é “Conecte-se, Comunique-se e importe-se” e o tema adotado pelo Conselho de Psicologia é “Viver é a melhor opção sempre”.

A secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira deu as boas vindas e agradeceu a presença e participação de todos “Estou muito feliz com a presença de todos nessa campanha tão importante pela valorização da vida, sejam todos bem vindos e obrigado pela presença” falou a secretária.

A assistente social, Luciene Sousa falou sobre o que é o setembro amarelo e a quem a campanha foi destinada “o setembro amarelo é uma campanha muito importante que aborda a valorização da vida, a prevenção e o combate ao suicídio ela é realizada em todo o Brasil e também no mundo, foram convidados os usuários dos serviços de convivência – SCFV, o nosso grupo de mulheres, o grupo de idosos e os pais das crianças acompanhadas pelo SCFV, temos também aqui os alunos do 9º ano da escola Moisés Bezerra.  Nós já realizamos essa campanha nos serviços de convivência do interior e hoje é a culminância dessa Campanha tão importante aqui na sede,” explicou Luciene.

A psicóloga Dra. Graça Moura ministrou uma palestra sobre o tema e iniciou suas palavras falando sobre a importância do abraço, quando a campanha iniciou no mundo, os fatores de risco, os mitos e as verdades a cerca do suicídio, a psicóloga trouxe dados e falou sobre como agir em caso de observar sinais de que alguém não esteja bem.

“É preciso ouvir, e também falar sobre o suicídio, mas de forma responsável, e não da forma como muitos desavisados fazem, vamos falar e vamos ouvir. Pessoas felizes querem viver, as pessoas que não estão bem, que estão com problemas elas não querem se matar, elas querem abreviar uma dor que já não aguentam mais, não uma dor física, mas uma dor da alma, essas pessoas estão passando por um processo depressivo, percebendo algum sinal que seja temos que encorajar a procurar ajuda profissional”. Esclareceu a Psicóloga.

Publicidade

Existe no brasil o Circulo de Valorização da Vida – CVV, serviço de ajuda, para que as pessoas que esteja passando por algum momento de dificuldade e queiram conversar, basta ligar para o 141, intitulado de “Linha da vida”. O Piauí acaba de ganhar uma linha que estará disponível a partir do dia 01 de outubro, o atendimento será através do número 188.

Fonte: CG Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS