Connect with us

Campo Grande do PI

Unidade móvel oferta mamografias gratuitas para mulheres em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Campo Grande do Piauí está ampliando o acesso de mamografias para centenas de mulheres do município. Na tarde desta quinta-feira, 08 de junho, chegou à cidade a Unidade Móvel de Mamografia Digital, para o rastreamento do câncer de mama.

A iniciativa é da Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 225 mamografias de forma gratuita para mulheres de 40 a 69 anos.

Os atendimentos seguem até a manhã do dia 11 de junho, sendo ofertados 85 exames por dia. A unidade móvel é uma iniciativa que visa a promoção à saúde da mulher, buscando ainda a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

O coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro Dayro Coutinho, falou sobre a ação. “É uma alegria para nós, enquanto equipe de saúde, poder vislumbrar uma ação como essa. Uma ação que ficava restrita ao Outubro Rosa, e ver isso acontecer no mês de junho, é uma prova de que a Saúde visa a qualidade de vida das pessoas independente do mês de campanha. E isso fortalece as nossas ações de promoção à saúde, voltadas, nesse caso, para as mulheres”, disse.

Ele ainda destacou a importância do rastreamento e diagnóstico precoce. “O rastreamento e diagnóstico precoce da doença tem sua importância demonstrada pelos números. O câncer de mama sendo diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%”.

O enfermeiro frisou que é louvável a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI, onde Secretaria Municipal de Saúde, na gestão do prefeito Dr. Tico, abraçou a causa, direcionando os atendimentos ao município, para que as mulheres de Campo Grande pudessem ser atendidas em uma ação tão significativa na promoção e prevenção de agravos à saúde das mulheres.

Por fim, ele externou agradecimentos ao prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico, ao secretário de Saúde Jarbas Garêza, a toda equipe da saúde, aos Agentes Comunitários de Saúde, a diretora da UBS da sede Letícia Sousa, a coordenadora da saúde Taíse Rolim e a primeira-dama e enfermeira Zoneide Bezerra por todo aparato.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS