Connect with us

MUNICÍPIOS

Criação de bandeiras nas escolas de Vila Nova é aprovada pela Câmara de Vereadores

Publicado

em

Foi aprovado na 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí, nesta sexta-feira (26), o Projeto de Lei nº 027/2021, que dispõe da criação de bandeiras paras as escolas municipais Sabino Gomes de Lima, Zacarias Manoel da Silva e a Unidade Escolar Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo”.

A sessão foi presidida pelo vereador Flávio Sousa (PSD) com transmissão ao vivo pelo Youtube.

O PL tinha sido apresentado pelo vereador Dorgivaldo Lima (PSD), na sessão anterior, realizada na última sexta-feira, 19 de novembro. Após apreciação pelos parlamentares o PL seguiu para a votação nesta sexta (26) e foi aprovado pelos vereadores Adonelys Araújo, Deijano Lima, Crégio França, Irmã Maria Eliézia e Enéas Abreu.


CONTEÚDO RELACIONADO

VILA NOVA | Câmara vota Projetos de Leis, requerimentos e discute implantação de bandeiras nas escolas


Vereador Dorgivaldo Lima (PSD), autor do PL falou sobre a representação para as escolas. “É um projeto muito interessante que vai ficar na história de Vila Nova do Piauí”, frisou.

Publicidade

O projeto de sua autoria foi uma indicação das professoras Evinha Lima, Alicinete Bezerra e da professora Luzia Eremita, respectivamente diretoras das escolas Sabino Gomes de Lima, Professor Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo” e da Zacarias Manoel da Silva.

Após aprovação do projeto, a secretária de Educação, Antônia Maria, fez uso da palavra, representando as diretoras.

“Gostaria de agradecer primeiramente as diretoras pela iniciativa do projeto, pela construção das Bandeiras com todo empenho e todo trabalho. Esse projeto é de grande importância. É um marco histórico da Educação de Vila Nova do Piauí”. destacou.

“Agradecer a todos os professores, a comunidade escolar e ao prefeito Edilson Brito que é professor e também apoia o nosso projeto. Gostaria de agradecer a todos os vereadores pelo voto e ao vereador Dorgivaldo”, agradeceu.

“O que a gente quer é que tudo que a gente pretende para a educação seja feito, ouvido e realizado. Graças a Deus o que a gente tem trabalhado, se esforçado para que tudo aconteça da melhor forma possível está sendo feito”, conclui a secretária agradecendo.

Em prosseguimento na condução da sessão, Flávio Sousa, destacou que a casa está para votar no que for de bem para o povo, alunos, crianças e escolas.

Publicidade

“Quero parabenizar as diretoras das escolas pelo empenho e pela criação das Bandeiras, ao vereador Dorgivaldo por tratar a educação como prioridade no município”, elogiou o presidente.

A diretora da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima, postou em suas redes sociais mensagens agradecendo a todos pela aprovação do PL.

Evinha Lima mostra a bandeira da escola ao lado do vereador na sessão do dia 19 de novembro

“Agradeço o apoio incansável do prefeito Edilson e do vice Belim e aos os vereadores em especial Dorgivaldo, que sempre está pronto para ajudar nos projetos da Educação. Obrigada por tudo. Por acatar minha proposta de criação dessa Bandeira, levar o projeto à Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí e assim tornar Lei. Obrigada Deus por mais uma conquista no cargo de diretora da U. E. Sabino Gomes de Lima de Vila Nova do Piauí. Obrigada à todos que direto ou indiretamente contribuíram. Hoje a escola tem sua Bandeira”, declarou Evinha.


“É nossa Câmara de Vereadores reconhecendo a importância de uma escola de uma bandeira que marcaram a história. Estruturas de grande importância e apreço para uso diário nos eventos escolares. Sobre instituição temos nome, marcamos a história educadores e educandos Vila Nova. Educação de qualidade”, concluiu.

Quem externou sua gratidão também pelas redes foi a diretora Luzia Francisca, da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, situada no povoado São João Batista, na zona rural.

Vereador Dorgivaldo Lima e a diretora Luzia com a bandeira da U. E. Zacarias Manoel da Silva, durante sessão de apresentação do PL

“Agradeço de coração pela iniciativa da minha amiga Evinha Lima, parceria entre direções de escola. Agora temos nosso símbolo oficial, a bandeira da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva no povoado São João Batista. Somos instituição!”, agradeceu Luzia.

A diretora Alicinete Bezerra, da U. E. Professor Osvaldo, por telefone, falou à nossa redação sobre a aprovação do projeto e a importância da criação das bandeiras.

Diretora Alicinete Bezerra com a bandeira da U. E. Professor Osvaldo ao lado do autor do PL

“Não poderia deixar de agradecer ao vereador Dorgivaldo Lima. Quero deixar aqui minhas palavras de agradecimento a cada vereador e vereadora que votaram na bandeira da Unidade ´Professor Osvaldo. Bandeira que só vem crescer nossa escola e demonstrar o quanto é importante para representar a escola. Com as cores que foram usadas que estão representando as bandeiras do Brasil, do Piauí e da nossa querida Vila Nova. Quando pensei em criar a bandeira, pensei nas cores primárias que elevam nossas escola, as cores azul, verde, amarelo, vermelho, branco e preto. Discutimos com professores e diretores que cada escola deveria ter sua marca e será usada com muito respeito e dignidade em nosso município. Quero a agradecer a Deus, a secretária Antônia Maria, ao prefeito Edilson, todos os funcionários da Unidade Escolar Professor Osvaldo. Obrigado a cada um pelo apoio e dedicação que tiveram”, agradeceu Alicinete.

A sessão teve continuidade com a apresentação do Projeto de Lei nº 028/2021 que dispõe da criação de cargos de provimento efetivo do âmbito da estrutura administrativa do Poder Executivo de Vila Nova do Piauí. O projeto segue para votação posteriormente.

Publicidade

Requerimentos

Na 14ª sessão houve a apresentação, apreciação e votação dos requerimentos. Na forma escrita foi apresentado o Requerimento nº 076/2021 que pede equipagem de sala odontológica no posto de saúde de Cacimbas com atendimento de pelo menos duas vezes ao mês. A autora, vereadora Eliésia destacou que o serviço vai alcançar moradores da localidade São José e adjacências.

O segundo requerimento da sessão, também de autoria da parlamentar é o de número 77/2021. Maria Eliésia requer sala equipada para atendimento de fisioterapia no posto de saúde de Cacimbas, em no mínimo uma vez por semana.

Eliézia colocou que muitas pessoas deixam de fazer fisioterapias por não ter condições de deslocamento.

Os dois requerimentos foram aprovados na casa.

O vereador Enéas Abreu através da Secretaria de Meio Ambiente apresentou requerimento nº 078/2021 que pede a arborização das praças públicas de Vila Nova. A justificativa do parlamentar é que a iniciativa vai proporcionar benefícios em relação ao âmbito climático, estabilidade do clima, vai oferecer maior conforto e qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, redução da poluição sonora e conservação do ambiente.

Publicidade

O vereador em pronunciamento requer a plantação de gramas e plantas. O requerimento foi aprovado na sessão.

Além da secretária de Educação de Vila Nova e dos vereadores Flávio Sousa, Dorgivaldo Lima, Irmã Eliézia e Enéas Abreu, o vereador Adonelys Araújo fez uso da palavra.

Até a sessão desta sexta-feira, penúltima do ano, foram apresentados o total de 78 requerimentos.

.Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS