Connect with us

DESTAQUES

Missa com os Poderes e batizados, marcam a 5ª noite do festejo de Comboeiro I em Francisco Macedo; fotos

Publicado

em

A comunidade Comboeiro I, situada na zona rural de Francisco Macedo, prestigiou nesta sexta-feira (21), a quinta noite de novena missa do festejo de São Frei Galvão.

Os noitários responsáveis foram os Poderes Executivo e Legislativo. O Executivo foi representado pelo prefeito Adeílson Carvalho, o Novim, que esteve com a primeira-dama, Ester Damares, e o vice-prefeito Odair Lopes. Representando o Legislativo estiveram presentes os vereadores Marciel Silva e Domingo Diniz.

Da esq.: p/ dir.: Vereador Marciel, vice-prefeito Odair Lopes, padre Vanderlan, prefeito Novim, primeira-dama Ester e vereador Domingos Diniz.

Além dos poderes, foram também noitários responsáveis, as comunidades Casa Nova e Pereiros e o Terço dos Homens de Alegrete do Piauí.

A missa foi celebrada pelo padre Vanderlan Silva, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada em Alegrete do Piauí, que abrange a Área Pastoral do município de Francisco Macedo.

Neste ano as festividades de São Frei Galvão são celebradas na reflexão do tema “Frei Galvão, ensina-nos a ser missionários na construção de um mundo novo”.

A 5ª noite de festa do santo padroeiro foi abrilhantada com batizados das crianças Clezya e Maria Júlia.

Na cerimônia de batismo, o padre Vanderlan abençoou as crianças e seus familiares e derramou sobre elas a água benta, assim como fez a unção dos óleos de forma individual.

Publicidade

O padre Vanderlan parabenizou a comunidade Comboeiro por festejar o santo padroeiro, que é brasileiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_0963.jpg

“Estou muito feliz porque o São Frei Galvão que não é um santo muito conhecido, ele é o primeiro santo nascido no Brasil. A gente venera muitos santos que nascem na Europa, em Portugal, em outros países e às vezes esquecemos a pérola da casa. Ele nasceu aqui e é o primeiro santo filho do Brasil. E por isso que a gente faz isso com tanto amor. E tem um costume que o padre vem celebrar uma noite de novena e a festa”, disse.

Durante entrevista ao Cidadesnanet.com, padre Vanderlan que batizou duas crianças falou do significado e a importância do batismo na vida do ser humano.

“Duas crianças aqui do Comboeiro receberam o sacramento do batismo. Então para mim é uma alegria ver a comunidade dos católicos crescendo e celebrando seu padroeiro São Frei Galvão. O batismo é o primeiro e o mais importante dos sacramentos. Ele é a porta aberta para a igreja. Ele apaga a mancha do pecado original. Antes do batismo nós somos criaturas e depois do batismo nós somos filhos de Deus legítimos pelo sacramento do batismo. A palavra de Deus diz, que, quem crê e for batizado será salvo. Então se você acredita em Jesus Cristo, vive como quem acredita e é batizado e vive seu batismo, então você está no caminho da salvação”, concluiu o sacerdote.

O prefeito Novim declarou sentimento de honra em prestigiar o festejo a convite da comunidade.

“A gente está aqui no festejo da comunidade Comboeiro representando os poderes. É uma honra prestigiar, honrar o convite da comunidade. A palavra sagrada edifica, ela constrói e ela transforma as vidas. É através da palavra que é possível termos uma vida de paz e harmonia”, destaca o prefeito parabenizando a comunidade pelo festejo e as famílias pela cerimônia de batismo das crianças.

“A essas crianças e suas famílias que Deus e São Frei Galvão, derrame bênçãos, que tenham muita saúde, paz, sucesso, porque as nossas crianças são nosso futuro”, completou Novim.

O vereador Marciel Silva, apoia a comunidade e é autor da fundação da casinha da quermesse, situada ao lado da igreja. O parlamentar e sua esposa Geovanna Rodrigues são padrinhos de batismo de Clezya.

Publicidade

“É um momento muito importante, estarmos presentes na comunidade Comboeiro, prestigiando os festejos. Hoje dia 21 estão acontecendo os batizados e é muito importante para essa comunidade que está ganhando as duas crianças nos festejos de Frei Galvão. Tudo isso é importante. Deus queira que nós estejamos todos os anos aqui para prestigiar essa festa bonita. Eu sou um dos padrinhos e fico muito feliz de ser padrinho nesse momento aqui batizando uma criança”, revelou Marciel.

Vereador Marciel e Geovanna juntos com a afilhada

Outras duas crianças, Igor e Ravi Lucas, foram apresentadas à comunidade pelo padre Vanderlan que desejou bonanças.

O grupo Terço dos Homens de Alegrete do Piauí homenageou o senhor Zé Canabrava (in memoriam) com o canto de Mãe Rainha, ocasião em que o homenageado foi lembrado pela sua devoção e assiduidade nas festas religiosas e demais cerimônias.

Neste sábado (22) será celebrada a sexta noite de novena missa e terá como noitários responsáveis as comunidades Estreito, Baixio, e Pastoral da Acolhida da cidade de Padre Marcos. O celebrante será Osiel.

O festejo de São Frei Galvão iniciou no último dia 17 de outubro e prossegue até a próxima terça-feira (25). Na data haverá a Missa Solene às 19h, celebrando oficialmente o dia do santo.

Logo após a missa será sorteada a rifa com vários prêmios e também chamado o tradicional leilão.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS