Connect with us

Geminiano

Ato cívico, missa e competições abrem as comemorações aos 29 anos de Geminiano

Publicado

em

O município de Geminiano completa nesta quarta-feira, 25 de janeiro, 29 anos de emancipação político-administrativa. E para comemorar a importante, a gestão do prefeito Erculano Carvalho preparou um dia de atividades.

A programação teve início logo cedo, com a alvorada festiva. A queima fogos e a fanfarra municipal anunciaram o amanhecer da mais importante data do calendário local.

Em seguida, em frente a Prefeitura Municipal, aconteceu o ato cívico de execução dos hinos e hasteamento das bandeiras, conduzido pelo prefeito Erculano Carvalho, o padre Paulo Rocha e o vereador Nicolau Moura.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal parabenizou ao município e externou seu amor pela terra.

“Eu amo de coração esta terra, e por esse motivo tenho dedicado minha vida e o meu trabalho para o crescimento e desenvolvimento deste município. Participei dos oito anos da gestão do saudoso Júlio Moura, estou há seis anos governando o município, tendo o prazer de ver Geminiano avançando. Sou muito feliz por fazer parte desta história, desde o plebiscito até hoje. Sou muito feliz e tenho orgulho de ser o prefeito deste município.”, disse.

Logo após, na igreja dedicada à Nossa Senhora Aparecida, as autoridades e população participaram de um momento de agradecimento a Deus, a missa solene em ação de graças aos 29 anos de Geminiano. A celebração foi presidida pelo padre Paulo de Araújo Rocha.

A programação comemorativa prosseguiu com a realização de competições esportivas em diversas modalidades, como corridas rústicas e prova ciclística nas categorias masculina e feminina.

Com o objetivo de envolver as comunidades nas atividades, as provas partiram de locais diferentes. Nas corridas rústicas, a largada aconteceu no povoado Muquém, com percurso de cerca de 3 km. Já na prova de ciclismo, os competidores partiram do povoado Cacimbinha, percorrendo cerca de 7,5 km, parte do município pelas estradas vicinais, encerrando na placa de identificação da cidade.

A premiação dos vencedores aconteceu logo após as provas. Como forma de apoio e incentivo à prática esportiva, a Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretaria de Cultura, distribuirá, ao todo, R$ 5 mil de premiação em dinheiro, além de medalhas para os vencedores.

Emerson Almeida, de 22 anos, disputou as duas provas na categoria masculina e foi campeão da corrida rústica. Ele comemorou o pódio.

“Tô muito feliz por conquistar a primeira colocação. A prova foi um pouco complicada nos últimos quilômetros. No início eu mantive uma velocidade boa, deixei meus adversários ficar um pouco à frente, ficando no terceiro, e quando vi que eu podia dar o tiro, eu consegui passar os dois primeiros faltando uns 800 metros da chegada.”, disse, elogiando a Prefeitura pela iniciativa de promover as competições e estimular a prática esportiva.

Felipe Fausto venceu conclui a prova de ciclismo masculino no menor tempo e garantiu o primeiro lugar. E entrevista ele falou sobre a prova. “O percurso é muito bom. Deu pra fazer uma boa prova. Eu fiquei em segundo lugar até aproximadamente a metade do percurso, e depois assumi a liderança, abri uma pequena vantagem e ganhei.”, disse. Ele também deixou uma mensagem de estímulo. “Que sirva de motivação para as pessoas de Geminiano a também praticarem o esporte para no no próximo ano também participarem das provas.”

Solange Gomes, que é profissional da área da Saúde, disputou a prova de ciclismo feminino e ficou em primeiro lugar. Ela afirmou que o principal objetivo foi estimular outras mulheres a também praticarem o ciclismo ou outra atividade esportiva e física. “Me inscrevi não com o intuito de competir, mas sim, de estimular as mulheres a também praticarem atividade esportiva. A gente vê que o público feminino ainda não é tão adepto. Então, como a gente que é da saúde fala tanto em prática de atividade física, eu vim dar o meu exemplo, e pra minha felicidade, ainda fui campeã.”, pontuou.

O secretário de Cultura, Fábio Araújo, destacou a inclusão das atividades esportivas na programação comemorativa aos 29 anos de Geminiano. “A prática esportiva e de alguma atividade física é questão de saúde, de bem estar. Diante da importância e com o objetivo de incentivar a população, nós levamos a ideia ao prefeito Erculano, que deu todo apoio, e incluímos na programação as competições. A ideia também foi abraçada pela população. Tivemos um grande número de inscritos, principalmente no torneio de baladeira. Então, a gente fica muito feliz com o resultado.”, disse.

Dentre os presentes, o prefeito Erculano e a primeira-dama Leda Carvalho, os secretários municipais Fábio Araújo (de Cultura), José Genival, o GG (de Saúde), Érica Carvalho (de Educação), Eufrásia Nascimento (de Agricultura), Kelcylândia Araújo (de Assistência Social), Faustino Oliveira (de Infraestrutura), Filho Marques (de Planejamento), Paulo Cavalcante (de Administração), além dos vereadores Netinho, Graça de Messias e Nicolau Moura.

Programação

As atividades comemorativas aos 29 anos de emancipação política de Geminiano seguem à tarde com mais competições como o campeonato de baladeira, a corrida de jegue, até à noite, quando acontecerão um concurso de beleza para a escolha do Mister e da Miss Geminiano 2023, e a tradicional festa do aniversário, no Estádio Municipal ‘O Oliveirão’, com shows de Fábio Araújo, Damara e Dina e o forrozeiro Toca do Vale.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS