Connect with us

DESTAQUES

Palestra sobre ‘Inteligência Emocional’ abre Jornada Pedagógica em Geminiano

Publicado

em

O ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino de Geminiano foi oficialmente aberto na manhã desta quinta-feira, 27 de fevereiro, com a realização da I Jornada Pedagógica de 2020. O evento de formação, realizado na Unidade Escola Joaquim Antônio de Araújo, reuniu a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, além de diretores, coordenadores e os professores que atuam nas doze escolas da Rede.

A partir da temática central – “Porque para se colher saberes não adianta só plantar, tem que cultivar também” – a Educação quer promover uma reflexão sobre a importância do trabalho continuado com foco na promoção e oferta de um ensino de qualidade.

Dentro da programação, que segue até a sexta-feira, 28, a Jornada vai promover de discussões e debates sobre as políticas, propostas e estratégias pedagógicas para a educação básica na atualidade e a sua implementação na escola.

Na cerimônia de acolhida, a secretária de Educação, Érica Carvalho, deu as boas-vindas com uma mensagem reflexiva para os educadores. “Que cada um de nós possamos reiniciar, refazer de onde estagnamos, onde mais erramos, onde menos produzimos, de onde menos fomos felizes na nossa vida profissional, e sempre que o desânimo aparecer diante de cada lamúria, que possamos trocar esse sentimento pela gratidão pela nossa vida, por um emprego, saúde para trabalhar, e assim podemos poderemos vivenciar o que é a verdadeira dádiva divina”, disse.

A gestora destacou a presença dos girassóis no material da Jornada. “O girassol sobrevive à luz solar e tem uma particularidade, quando elas não encontram a luz, elas se voltam uma para outra tentando se proteger. Então, que cada um de nós possamos ser um girassol na vida de alguém, seja na vida pessoal, profissional, nos voltando um para o outro, tentando nos ajudar sempre que o outro precisar”.

Publicidade

A Jornada prosseguiu com uma palestra motivacional com o psicólogo Moisés Nascimento, que explanou sobre dois temas importantes e que estão diretamente relacionados, inteligência emocional e responsabilidade afetiva.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a segunda maior causa de afastamento do ambiente de trabalho está relacionado a questões psicológicas. De acordo com o palestrante, o professor tem uma carga emocional de responsabilidade intensa no seu ambiente de trabalho, e as questões emocionais são afetadas. “Além do ambiente de trabalho em sio, as vezes os professores já vêm com uma carga de sofrimento emocional de casa, por questões pessoais, e isso acaba afetando a qualidade do ensino. Então, nada melhor que começar o ano letivo cuidando a saúde mental dos professores”, disse.

A palestra teve momentos de interação entre os presentes, promoveu reflexão, emocionou e, também, motivou os educadores a exercem com empenho e dedicação o seu papel de educador e construtor da cidadania.

No primeiro dia, ainda pela manhã, foram repassadas instruções do Tribunal de Contas do Estado do Piauí a respeito do cumprimento dos dias letivos, calendário escolar, sábados letivos, dias de avaliações, dentre outras. À tarde, a Jornada abordou a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, foram repassados informações e apresentada a lotação dos professores para o ano letivo.

Nesta sexta-feira, dia 28, a Jornada Pedagógica segue com planejamento mensal para o mês de março.

Railton Pinheiro, coordenador municipal da Educação, afirmou que a jornada como um momento importante para a Educação. “É na Jornada Pedagógica que os professores mostram seus anseios, quais as expectativas para o ano letivo e a gente vai a colher essas ideias e tentar acolher o máximo possível”, disse.

Publicidade

As expectativas, segundo ele, são positivas. “A expectativa é que seja um ano bem produtivo. Nós estamos muito otimistas. Houve aumento no número de alunos e até de turmas em algumas escolas da Rede. Todas as doze escolas foram reformas no mês de fevereiro para receber na próxima segunda-feira os mais de mil alunos matriculados”, pontuou.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS