Connect with us

GERAL

Assistência Social de Ipiranga do Piauí lança projeto “Infância sem trabalho” e abre inscrições para concurso de redação

Publicado

em

Em uma ação alusiva ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lançou a campanha “Infância sem trabalho”.

O objetivo da campanha, segundo o CREAS, é informar e conscientizar a população contra o trabalho infantil e também sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade ipiranguense sobre as consequências do trabalho infantil; bem como a importância de garantir às crianças o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

A campanha, que conta também com a parceria da Secretaria de Educação e Defensoria Pública, será desenvolvida com a realização de uma roda de conversa virtual e um concurso de redação.

Duas escolas municipais, que foram selecionadas através de sorteio, estão participando do concurso “Redação Premiada”. As inscrições, válidas para alunos do 6º ao 9º ano, foram abertas hoje (07) e seguem até 11 de junho.

Na redação, que deve ser entregue no dia 25 de junho, os participantes deverão abordar o tema “Trabalho infantil na realidade de Ipiranga”.

Publicidade

A culminância do concurso será no dia 29 de Junho, com a entrega da premiação. O aluno vencedor receberá como premiação o “Kit Infância Feliz”, que é composto por jogos educativos, fone de ouvido externo e kit escolar. O professor responsável pelo aluno vencedor, também ganhará um kit.

O objetivo do concurso, segundo a Coordenadora do CREAS, Pauliane Fontes, é levar o aluno a conhecer a realidade social.  “O intuito é trazer o aluno para nossa realidade social. Quando o aluno está participando da redação ele também está interagindo com o assunto, vai se interessar em pesquisar sobre a temática e entender realmente o que é o trabalho infantil, levar essa consciência até para a própria família” disse.

Já a roda de conversa virtual, acontecerá na sexta-feira (11), às 16 horas, através do Instagram SMAS, com o tema “O trabalho infantil e suas vertentes sociais”. O momento contará com a participação da equipe Creas, Promotor de Justiça, Professores e alunos da rede municipal, e é aberto a toda sociedade ipiranguense.

Na roda de conversa, serão trabalhados os temas “ Trabalho Infantil e seus aspectos gerais” ( Maria Antônia); “O ECA no tocante ao combate ao Trabalho Infantil” ( Dr. Renato); e “Trabalho Infantil e desenvolvimento psicológico da criança e ou adolescente” (Dra. Daniela).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS