Connect with us

Ipiranga do Piauí

Secretaria de Saúde de Ipiranga do Piauí promove ações de prevenção ao câncer de próstata

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Ipiranga do Piauí, através das cinco equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), vem realizando durante este mês de novembro ações voltadas para a campanha Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe 01, promoveu um evento informativo que reuniu mais de 70 homens do município, onde foram realizadas palestras, ministradas pela nutricionista, Dra. Natane Silva, que falou sobre os benefícios e cuidados que os homens devem ter com a alimentação, e com a enfermeira obstetra, Maria Valdete, que orientou sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de próstata.

Na parte da tarde, as Equipes da ESF e Saúde Bucal (Equipe 03), realizaram em parceria com a equipe do CREAS, outro momento com homens do Bairro Santa Catarina, onde foi realizada a acolhida dos participantes com avaliação clínica, medição de PA, e glicemia, vacinação, aplicação de flúor dentário e realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.

????????????????????????????????????

Durante este momento, que aconteceu na sede do CREAS, também foram realizadas rodas de conversa sobre assuntos em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Na ocasião, a enfermeira Júlia Dantas falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata; a biomédica Juliane Ramos explicou sobre os cuidados na coleta do PSA; a odontóloga Joana Ramos, abordou a “Saúde bucal do homem com ênfase no câncer da boca” e as assistentes sociais, Maria Antônia e Liliane Vieira, explicaram os direitos sociais do homem com câncer e os benefícios sociais dos idosos.

O policial civil e bacharel em direito, David Queiroz, também esteve presente no evento e realizou um diálogo masculino para promoção da cultura de paz e saúde mental do homem em família, no qual explicou a lei Maria da Penha e deveres de cada cidadão. A educadora física, Nonata, falou sobre “Atividade física como promotora da Saúde do Homem”.

De acordo com o secretário de saúde, Derisvaldo Xavier, as equipes de saúde do município se articularam para levar informações a todos os munícipes. ““Nós temos 05 equipes de Estratégias Saúde da Família, que compreendem o centro, os bairros da cidade e os interiores. As equipes trabalham e se empenham para desenvolver um trabalho de orientação, prevenção e proteção à saúde dos nossos usuários. Neste mês intensificamos o cuidado com a saúde do homem nesta campanha Novembro Azul”, destacou.

De acordo com a assistente social e coordenadora do CREAS, Maria Antônia, momentos como esse são de grande importância, pois unificam temas sociais e de saúde. “Esse é um evento de grande importância para o público masculino da nossa cidade, pois abrange nossas formas de trabalho para esse público e engloba temas que são trabalhados em conjunto entre a saúde e o social. Nós abraçamos essa causa, pois a prevenção é muito importante”, finalizou.

Publicidade

Em outro momento deste mês, a equipe 05, coordenou uma ação da campanha Novembro Azul com mais de 40 homens na comunidade Jardim, com palestra com o médico Irineu, e ainda, com a fisioterapeuta e assistente social do NASF.

Em todos os momentos foram solicitados exames do PSA Total e Livre para rastreamento precoce do câncer de próstata. A Secretaria Municipal de Saúde irá oferecer todos os exames gratuitos para os homens.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS