Connect with us

DESTAQUES

Aberta a XVI Festa do Vaqueiro do povoado Várzea Queimada em Jaicós; veja como foi

Publicado

em

O povoado Várzea Queimada, localizado na zona rural do município de Jaicós, realiza neste final de semana, a XVI edição da tradicional Festa do Vaqueiro, evento cultural e festivo, que movimenta a comunidade, situada a cerca de 27 km da sede.

A Festa do Vaqueiro é promovida pela Prefeitura de Jaicós, pelo vereador João Bosco Lima, o Bosquinho e a Secretaria de Cultura, com o objetivo de homenagear o vaqueiro, uma das figuras mais representativas do Nordeste, mantendo viva a cultura popular, além de promover entretenimento à população e movimentar a economia do populoso povoado.

Publicidade

Abertura oficial do evento aconteceu na noite desta sexta-feira, 12 de agosto, e já na primeira noite registrou um grande público, sendo prestigiado por diversas autoridades municipais e a população em geral.

 

Na abertura, o vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, agradeceu a presença de todos e deu as boas-vindas, quando se pronunciou em tom de gratidão pela retomada do evento.

Publicidade

“A palavra de, hoje, é gratidão, pois após dois anos sem realizar essa grande e linda festa, retomamos promovendo uma das suas maiores edições. Quero agradecer a parceria do prefeito Neném de Edite na promoção deste evento, assim como também, a comissão organizadora e a toda a comunidade de Várzea Queimada. Essa é uma festa linda de cultura e tradição e  vamos sempre buscar  manter este evento, valorizando o vaqueiro, que é a figura principal”, afirmou.

O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira,  o Neném de Edite, falou sobre o evento. “Inicialmente queria agradecer a todos os envolvidos nessa grande festa, preparada com o apoio do vereador Bosquinho e suas lideranças junto com a realização da Prefeitura Municipal de Jaicós. Expressar aqui a nossa alegria de retomar esta festa, após dois anos, um evento cultural e tradicional do nosso povoado que busca, principalmente, valorizar a figura do vaqueiro, mas que vai além disso, trazendo entretenimento, movimentando economicamente essa comunidade”, disse.

Publicidade

O gestor ainda falou sobre a toda estrutura e segurança que está sendo montada para garantir que o evento aconteça com tranquilidade, quando desejou uma boa festa para todos e pediu que as pessoas participem e que se divirtam com responsabilidade.

O vice-prefeito, Weslly Bispo, também expressou satisfação pela retomada do
evento.  “É com muita alegria e satisfação que estamos retomando este evento, realizando a 16º edição, um grande evento promovido por toda a gestão do prefeito Neném de Edite, que preparou uma belíssima festa para a população”, disse.

O ponto alto da programa do primeiro dia de evento foi o desfile do concurso de beleza
para escolha da Rainha do Vaqueiro. Antes aconteceu um desfile mirim com as crianças do povoado. Logo após, foi a vez do desfile para escolha da Rainha do Vaqueiro 2022, que contou com a participação de oito candidatas, que mostraram beleza, charme e elegância.

Publicidade

Na passarela, quem conquistou os jurados, após avaliarem itens como a beleza, postura, simpatia e desenvoltura, foi a adolescente Ellen de Carvalho Barbosa, que foi eleita a Rainha do Vaqueiro 2022. Também foram escolhidas a Princesa do Vaqueiro, Rafaela Barroso e Madrinha do Vaqueiro, Andressa Barros.

 

Em seguida, aconteceu a premiação das vencedoras, além da entrega de brindes para todas as participantes do concurso.

Publicidade

Após a premiação das vencedoras, teve festa com Genésio dos Teclados que animou o público.

A programação segue neste sábado, 13, com várias atividades ao logo do dia, como cavalgada, missa, encontro de aboios, premiação dos vaqueiros, final do Campeonato de Futebol e shows artísticos o cantor Mano Walter principal atração do evento, a cantora Karlla Thalyta, e o cantor Orlando Estourado.

Publicidade

Fotos da abertura:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS