Connect with us

DESTAQUES

Jaicós libera uso de máscara, após atingir 62,10% de vacinação com dose reforço contra Covid

Publicado

em

O município de Jaicós alcançou a marca de 62,10 % da população elegível vacinada com a terceira dose da vacina contra a Covid-19. No total, conforme os últimos dados divulgados no painel SESAPI, 8.404 pessoas já tomaram a dose de reforço 1, e 317, o reforço 2.

Com isso, a cidade atingiu o percentual mínimo (60%) da população vacinada com a dose de reforço, recomendado pelo Comitê de Operações Emergenciais contra a Covid -19 (COE), para a liberação do uso de máscaras em locais abertos e fechados.

Conforme o decreto do Governo do Estado, o uso facultativo de máscara em espaços fechados é condicionado à comprovação de imunização com as doses de reforço, de acordo com calendário de vacinação.

O documento esclarece também que permanece obrigatório o uso de máscaras por idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes; em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, comemorou a marca alcançada pelo município e disse que o intuito é vacinar 100% da população com a dose reforço. “Para a gente é gratificante a população estar se vacinando e termos alcançado o percentual mínimo de 60%. Pedimos a colaboração e compreensão dos jaicoenses, pois nosso intuito é atingir 100% da população vacinada com a dose de reforço. Os 60% já nos dá essa garantia e liberdade de estar liberando o uso da máscara nos espaços abertos e fechados, assim como o COE orientou aos municípios”.

Ela destacou que é importante que a população continue adotando os cuidados necessários. “Além de continuar se vacinando, pedimos à população que siga com os cuidados, mantendo o distanciamento social, e usando a máscara nos departamentos de saúde, clínicas, hospitais. E quem não está com a dose de reforço deve continuar com as medidas de proteção, pois elas ainda estão, de certa forma, mais sujeitas a contrair o vírus”.

Publicidade

Audeli esclareceu que as crianças continuarão com o uso de máscara. “Nas escolas, por exemplo, como são crianças, e a vacinação de reforço ainda não foi autorizada pelo Ministério de Saúde, as crianças vão ter que continuar usando a máscara, pois a dose reforço só é a partir de 18 anos”.

A secretária também convocou a população para imunização com a dose reforço. “A gente faz o apelo à população para que possamos atingir os 100%, pois quanto mais pessoas estiverem imunizadas, mais a gente vai erradicar a Covid-19, que tanto foi avassaladora na população. As vacinas estão disponíveis, a gente sempre divulga os horários nas redes sociais, então, que a população se conscientize, e a partir de 18 anos, venha tomar o reforço”.

Audeli ainda disse que Jaicós segue com o número de casos de covid zerados, destacando a importância da vacinação para esse cenário. “A gente continua com os caos zerados, ontem mesmo não apareceu ninguém para fazer teste, ou seja, não houve sintomas, ninguém com a necessidade de realizar. Então, diante disso vemos e reconhecemos que a vacina foi eficaz, então a gente reforça que a população tome a dose de reforço, pois é uma garantia de que essa doença vá cada vez para mais longe de nós”.

Rakel Monteiro, Coordenadora de Imunização no município, esclareceu que o não uso de máscara é facultativo. “A partir de hoje estamos liberando a utilização de máscara, mas há algumas particularidades, pois é facultativo, ou seja, não é obrigatório deixar de usar, você pode continuar tendo a cautela. E aqueles mais vulneráveis ao vírus, como imunossuprimidos, idosos, gestantes, devem permanecer utilizando máscara, independente de ambientes abertos e fechados”.

Ela reforçou que a imunização contra covid continuará, conforme os cronogramas a serem divulgados semanalmente. “E a vacinação covid vai permanecer, até porque a população não está totalmente imunizada, ainda há uma parcela significativa de pessoas que não tomaram a dose de reforço. Vamos continuar com um cronograma a ser seguido e divulgado como geralmente fazemos. Em algumas situações atendemos manhã e tarde, em outras, vamos para acamados e zona rural, dependendo da distribuição e perfil daquela semana”.

A coordenadora ainda destacou a importância da vacinação completa da população. “Mas é importante que a população esteja completamente vacinada, tanto com as doses de reforço, e também a população elegível para tomar vacina. se você se enquadra e ainda não tomou, é importante destacar que essa liberação é para aquelas pessoas que já estão com a terceira dose, que é a dose de reforço”.

Facebook

MAIS ACESSADAS