Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Saúde promove ação alusiva à campanha Novembro Azul e mais de 300 homens realizam exame PSA

Publicado

em

Considerando a necessidade de alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (22), em alusão ao Novembro Azul, um evento voltado para os homens.

A ação, que aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Maria de Moura Carvalho, Dona Mariquinha, contou com a presença de diversos homens das zonas urbana e rural do município e profissionais da saúde. A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, e o vice-prefeito, Weslly Bispo, também estiveram presentes no evento.

Durante toda a manhã, a secretaria disponibilizou atendimentos para aferição da pressão arterial, teste de glicemia e o exame PSA, para homens acima de 40 anos. Mais de 300 jaicoenses foram atendidos. Também foi servido café da manhã para os participantes.

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

Um dos atendidos na ação foi Expedito Alexandre da Silva, que agradeceu aos gestores pelo importante trabalho. “Em primeiro lugar agradeço a Deus por tudo e pela bondade e as coisas que o nosso prefeito tem feito. Agradeço a Neném de Edite, Weslly, aos nossos deputados Júlio César e Georgiano, porque nunca vimos um trabalho como esse em Jaicós. É uma coisa muito boa e temos que agradecer. Fui bem atendido, fiz meu exame, e desejo que Deus abençoe a todos”.

José Alves de Sousa, 71 anos, da localidade Tanquinho, disse que a ação é muito importante. “Fiz hoje o exame PSA e teste de glicemia, e acho muito importante essa ação aqui hoje, porque é bom a gente se cuidar, se prevenir. Estou participando desse evento aqui pela primeira vez e deu tudo certo, fui bem atendido, graças a Deus”.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que a ação reforça a importância do cuidado com a saúde do homem. “O Novembro Azul é marcado pelas orientações básicas do câncer de próstata, e a gente já vem há alguns anos fazendo essa conscientização da população masculina, que é um público que não costuma muito se interessar pelos cuidados preventivos, quando eles procuram atendimento é porque já estão sentido algum problema. Então, é de suma importância promovermos ações como essa, para estar reforçando a necessidade do cuidado com a saúde”.

Este ano, a ação da campanha Novembro Azul contou com uma grande adesão. Para a secretária, a participação expressiva dos homens é resultado das campanhas orientativas. “Graças a Deus, até nos surpreendemos pela quantidade de pessoas aqui. Ainda não temos o número concreto, mas até onde anotei, eram mais de 300 pessoas. Está sendo um número muito grande, é muito gratificante para o município, e isso prova que as nossas campanhas de orientação estão surtindo efeito”.

Audeli informou que os exames são entregues em um prazo de 8 dias. “Estamos orientando a cada paciente, que ao receber o exame, leve no médico do PSF, e se porventura der qualquer alteração, nos procurar na Secretaria de Saúde para a gente fazer o encaminhamento ao especialista necessário”.

A secretária ainda justificou a ausência do prefeito Neném de Edite. “Gostaria de justificar a ausência do prefeito, que não pôde estar porque teve que ir a Teresina. Estava programado para ele estar aqui, prestigiando o público masculino, mas surgiu esse novo compromisso”.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS