Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós, Assistência Social e Senar promovem curso de pães e bolos e vão capacitar 30 mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está trazendo para o município mais um curso ofertado gratuitamente à população. Desta vez, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está sendo promovido o curso de pães e bolos.

O curso, que traz uma oportunidade de geração de renda para os jaicoenses através do trabalho com panificação, vai capacitar 30 mulheres. As aulas tiveram início nesta segunda-feira (12), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

O curso conta com duas turmas, compostas por 15 alunas, cada. A primeira equipe participa do curso, até o dia 15 de setembro. A segunda turma, será contemplada com o curso entre os dias 16 e 20.

As aulas estão sendo ministradas por Verônica Lima, que é formada em gastronomia, chefe de cozinha e possui especializações em diversas áreas. A profissional, que é da cidade de Teresina, trabalha como instrutora há 24 anos.

Verônica informou que os cursos capacitam para a produção de cerca de cinco tipos de bolos e vários de pães. “Elas vão aprender fazer a língua de sogra, pão de hambúrguer, rosca de coco, pão de calabresa, vários tipos de pão. É um conhecimento muito bom mesmo que elas vão ter aqui nesse curso”.

Ela disse que o intuito do curso é possibilitar a geração de renda para os participantes do curso. “Esse curso de Senar é de panificação caseira, com objetivo de geração de renda, para que elas aprendam a fazer o pão e depois possam ter uma renda. Tenho muitas alunas que hoje estão sendo empreendedoras através desse curso, que veio para ajudar, agregar valor a elas no mercado. E se elas se interessarem podem divulgar nas redes sociais, ligar para as colegas avisando que está fazendo o pão, colocar o preço e vender, que dá certo. Tenho vários exemplos de pessoas que passam por esse curso e depois a vida deles se transforma, só depende de cada um. Esse é um curso caro, que está sendo gratuito para elas e elas tem que aproveitar o conhecimento, pois o conhecimento modifica a vida de uma pessoa e ele ninguém lhe tira”.

A secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, falou da alegria por trazer mais um curso para Jaicós. “É uma grande satisfação, alegria, não só para a gestão, mas também para a população de Jaicós, trazer mais um curso. Esse é um curso muito bom, uma renda que dá para trabalharem, podem juntar até de duas, quatro pessoas, comprarem os materiais para produzir e vender de casa mesmo. Então esse curso eu creio que vai ser de muito valor para todos. Então, Jaicós e a gestão do prefeito Neném de Edite estão de parabéns, pois esse curso não é fácil, a gente vinha já com muito tempo procurando e não tinha vaga, mas fiquei persistindo até que graças a Deus conseguimos. E eram somente 15 vagas, mas “chorei mesmo” (risos), e conseguimos formar mais outra equipe”.

Oziana também disse que o intuito é realizar outros cursos. “Teve o curso de flores, que hoje temos pessoas que estão fazendo as flores, vendendo, e isso é muito bom para a população de Jaicós. E não vai ficar só nesses cursos, com a minha gestão estou sempre atrás de melhorias, conhecimento para beneficiar a nossa cidade, e já estamos vendo outras oportunidades para a população. E para as pessoas que estão fazendo esses cursos, abracem, se dediquem, pois tudo está sendo custeado pelo município e não é fácil, mas estamos nos esforçando para trazer o melhor para a nossa cidade para que ela cresça cada vez mais”.

Ao final dos curso, será realizado um evento de encerramento no dia 19, com a entrega de certificados aos participantes.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS