Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ 26 ANOS | Após décadas de espera, passagem molhada é inaugurada na zona rural

Publicado

em

Massapê do Piauí completou 26 anos de emancipado na última terça-feira, 14 de dezembro. E no mais importante dia do município, o prefeito Rivaldo Carvalho e a vice-prefeita Bruna Leal presentearam a população com uma obra que há décadas era esperada, a passagem molhada da localidade Morcego.

Clique aqui e veja todas as fotos!

A programação do dia iniciou logo pela manhã, em frente a sede do Poder Executivo Municipal, onde foi realizada a cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras do município, do Piauí e do Brasil, seguida de um café da manhã.  

Da cidade, a comitiva saiu rumo à zona rural do município. Inicialmente, foi visitada as obras de mobilidade rural na estrada vicinal que interliga Massapê ao município vizinho de Belém do Piauí.

O trecho está recebendo revestimento primário com piçarra. Cerca de 4 km já foram beneficiados, melhorando significativamente as condições de trafegabilidade de veículos e pessoas. Ao todo, serão 18 km de estradas serão revestidos. O serviço está sendo executado pela Prefeitura Municipal, com o maquinário próprio, com o apoio do deputado estadual Georgiano Neto, que destinou um kit de combustível.

Em seguida, a comitiva seguiu até a localidade Morcego, na região do povoado Peixe, onde foi inaugurada a passagem molhada no rio Boa Esperança, construída com recursos de emenda parlamentar da deputada Iracema Portella, com a contrapartida do município.

A obra é uma antiga reivindicação da população, que anualmente, no período chuvoso, enfrentava dificuldades para ter acesso à cidade. Com a cheia do rio, veículos ficavam atolados, e as vezes o tráfego chegava a ser interrompido.

José Manoel Veloso conta como era o sofrimento dos moradores para chegar até a cidade no período das chuvas. “Aqui atolava, juntava areia e ficavam ruim da gente passar. De moto a gente tinha que colocar os paus e passar no braço com a ajuda dos outros. Agora via ficar bom. É só passar por cima da passagem. Não tem mais atoleiro.”, disse.

Dona Eurides, que mora próximo a passagem molhada, se alegra com a construção da passagem molhada. “Hoje é a inauguração dessa passagem molhada em nosso lugar, e eu fico muito feliz em ver essa obra. A gente que já sofreu tanto pra passar o transporte aqui.”, lembrou.

O ex-prefeito Chico Carvalho, em suas palavras, afirmou que, com inauguração da passagem molhada, cumpriu com as promessas que fez para a região de Peixe, que era a pavimentação poliédrica da ladeira do Jaburu, o abastecimento de água do Peixe e a passagem molhada de Morcego.

“Todos os compromissos, que eram um sonho meu e das pessoas daqui, foram realizados. Não sairia contente do meu mandato se não tivesse deixado assegurado o recurso para a construção dessa obra. A deputada Iracema deixou recurso em conta no final do meu mandato, e eu, juntamente com o prefeito Rivaldo, combinamos de destinar para essa obra, que é importante não pelo volume de recursos, mas por sua utilidade, pelo benefício que traz à população de toda essa região.”, disse.

A vice-prefeita Bruna Leal parabenizou o município pelo seu aniversário e a população pelo presente que recebeu da gestão, que trabalha para melhorar a vida das pessoas. “Grande parte do nosso município depende dessa estrada para chegar até Massapê e a outros municípios. Nós sabemos que a passagem por esse rio sempre foi um grande empecilho. Em algumas épocas era impossível trafegar aqui. E hoje, o que um dia foi sonhado, está sendo realizado. O desenvolvimento e o progresso continuam na nossa gestão, com a chegada de obras importantes como essa. Vamos trabalhar cada dia mais pelo nosso povo.”, disse.

A passagem molhada foi construída em tempo recorde, em apenas 22 dias. O objetivo, segundo o prefeito Rivaldo Carvalho, foi concluir e entregar antes do período chuvoso. “O inverno está quase chegando, e com a água das chuvas, vinha também o antigo problema de dificuldade em passar pelo rio Boa Esperança. Nós aceleramos a construção da passagem molhada para que, quando o rio tiver com água, a nossa população não precise mais carregar a moto nos braços ou correr o risco de ficar com o carro atolado.”, pontuou.  

O gestou também definiu a inauguração da passagem molhada como a realização de um sonho. “Fico feliz em, no dia do aniversário de Massapê, entregar essa importante obra na localidade Morcego, mas que vai servir a toda a população de Massapê, principalmente das regiões de Peixe e São Francisco. Esse é o presente da nossa gestão para o município.”, disse.  

Publicidade

Em seu pronunciamento, o prefeito Rivaldo anunciou novos investimentos e mais trabalho, como o piçarramento da estrada que interliga os povoados Peixe e Porteiras.

“Temos já licitado a recuperação do trecho de Massapê a Abóbora. O piçarramento da estrada de Angical, Poço Redondo, Baixio do Deca até a localidade Baixas. Quase 500 mil já foi destinado pelo senador Ciro para a recuperação de estradas, 400 mil para pavimentação em calçamento na sede do município. Vamos concluir a pavimentação da avenida Pedro Martins, calçar a Rua Epaminondas, por trás da UBAS, e fazer o muro e terraplanagem do Estádio Nestorzão. Vamos intensificar o abastecimento de água nas comunidades que ainda não tem agua encanada, perfurando e equipando mais poço e levando água nas casas das famílias para que as pessoas vivam com mais tranquilidade e dignidade.”, listou o prefeito.  

Rivaldo informou que já foi licitado o primeiro asfaltamento da cidade de Massapê do Piauí, uma obra de mobilidade assegurada pelo deputado estadual Georgiano Neto, junto ao Governo do Estado. “Ainda esse ano a gente deve iniciar essa importante obra. Vamos asfaltar o centro da nossa cidade, que vai ficar mais bonita, mais organizada. Teremos um 2022 de muitas realizações.”, finalizou.

Fonte: ASCOM
Fotos: Maiedson Carvalho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS