Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos celebra a 101ª festa de Santo Antônio; veja fotos

Publicado

em

A Igreja Católica celebrou neste sábado, 13, a festa de um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio, conhecido como ‘santo casamenteiro’. No município de Padre Marcos, o único do Piauí a levar o nome de um padre, situado a 393 km de Teresina, a tradição religiosa se repete há 101 anos, segundo conta a história, sendo o maior evento religioso do município. Este ano, teve como tema “Santo Antônio, sinal e instrumento da misericórdia de Deus para nosso tempo”.
[divider]
CLIQUE AQUI E VEJA TODA A COBERTURA FOTOGRÁFICA!
[divider]

Após 13 noites de missa, hoje, uma multidão de fiéis devotos enfrentou o sol forte e lotou a Praça em frente a Igreja Matriz para acompanhar a missa solene da festa, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Wagner Carvalho, pároco local, e auxiliada pelo diácono Ismael.

Após a missa, a multidão caminhou pelas ruas da cidade com a imagem do santo padroeiro, em procissão. A celebração encerrou com a bênção do Santíssimo Sacramento e de mais de 800 pães, que foram distribuídos entre os fiéis, a exemplo de um gesto de Santo Antônio, quando distribuiu o pão aos pobres.

Em seguida, foi realizada o sorteio dos 13 prêmios da rifa de Santo Antônio. Clique aqui e veja os ganhadores!

Para o padre Wagner, esse foi o melhor festejo desde que assumiu a Paróquia, superando até mesmo os festejos de 2014, quando foi celebrado o centenário de devoção a Santo Antônio e a Igreja fez uma grande mobilização. “Foi um momento muito forte de evangelização. Notamos a doação do povo, aquela alegria que vem de dentro do coração das pessoas. […] Foram vários os testemunhos que nós recebemos”, disse.

O sacerdote destacou a participação da comunidade católica. “Iniciamos com a peregrinação das imagens, celebramos o trezenário e hoje encerramos com a missa solene. E em todos os momentos nós tivemos a comunidade presente, não apenas do município, mas de toda a Paróquia”. Durante as 13 noites de missa foram realizados batizados de 28 crianças e a 1ª eucaristia de outros.  Outro momento destacado pelo padre foi a quermesse, que neste ano foi realizada em frente a Igreja, com música ao vivo todas as noites. “Quando saía da Igreja, a comunidade se reunia e se confraternizava num ambiente agradável, familiar”, pontuou.

Publicidade

Em entrevista, o pároco deixou uma mensagem de agradecimento. “A minha mensagem é de gratidão a Deus e obrigado a todos que ajudaram, que contribuíram de forma direta e indireta para que esse momento acontecesse de forma tão impactante, positiva. Aos poucos o nosso povo vai caminhando e vendo que ser igreja é estar lado a lado de mãos dadas, não competindo. Só resta dizer muito obrigado! Que Deus compense a cada um”, disse.

Veja mais fotos:

DSC_0527

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS