Connect with us

Patos do Piauí

Ações nas escolas em Patos do PI conscientizam sobre combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Publicado

em

18 de maio é a data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na qual é incentivado que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

No município de Patos do Piauí, a campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes conta com a realização de diversas ações educativas, informativas e de conscientização, promovidas através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Conselho Tutelar.

Entre as atividades, foi feita a produção e divulgação de vídeos voltados à conscientização da população, e concedida entrevista no Rádio, com o intuito de levar informações à sociedade.

Nesta quarta-feira (18), as ações da campanha passaram a ter como público principal, alunos das Rede Municipal de Ensino. Uma equipe formada por Assistente Social, Psicólogo e Conselheiros Tutelares, começou a realizar visitas nas escolas.

Na rede escolar do Povoado Cajueiro, os alunos da creche municipal Tia Terezinha Fátima Dias foram os primeiros do público alvo a serem contemplados com a ação na zona rural.

Na oportunidade, a equipe trabalhou o autoconhecimento corporal, orientando sobre as partes íntimas e sobre os toques do SIM e do NÃO. “Dessa forma, as crianças passam a ter mais autonomia sobre o próprio corpo, compreendendo e respeitando os limites em relação a si mesmo e aos outros. Atividades como essas refletem sobre o direito ao desenvolvimento de uma sexualidade saudável”.

Simultaneamente, as atividades da campanha foram realizadas também na U.E. Antônio Crisanto de Sousa e na Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto de Sousa.

As ações seguirão sendo desenvolvidas durante todo o mês de maio, abordando sobre a temática, tanto nas escolas da sede, quanto nas unidades do Povoado Cajueiro.

Publicidade

A campanha vem sendo realizada pela equipe do CRAS, juntamente com o Conselho Tutelar, com foco em orientar, prevenir e proteger crianças e adolescentes contra violências e também informar os canais de denúncias.


Facebook

MAIS ACESSADAS