Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Patos do PI faz adesão ao programa Busca Ativa e intensifica rastreamento de casos de covid-19

Publicado

em

Dando continuidade as ações  de desenvolvidas para conter a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de  Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz a adesão ao Programa Busca Ativa, do Governo do Estado, que visa identificar pessoas possivelmente contaminadas pelo coronavírus.

Serão realizados testes em pessoas que apresentarem sintomas, pessoas vindas de outras cidades ou estado, mesmo assintomáticos, em isolamento domiciliar e após mínimo de 8 dias, como também os contatos de possíveis casos registrados.

O programa é fruto de uma parceria realizada entre Sesapi e Associação Piauiense de Municípios (APPM) e tem como  objetivo identificar pessoas  contaminadas pela covid-19, buscando rastrear os possíveis casos positivos no município. O trabalho ostensivo do Busca Ativa é realizado por meio das equipes do Programa Saúde da Família.

Segundo a secretária de Saúde, Edvânia Pires, o programa  reforça o que o município já vinha desenvolvendo. “O município já vinha desenvolvendo atividades para efetivar a busca ativa, agora com o apoio do Estado, através do Programa, vamos intensificar essas ações, realizando o rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas e aplicando os testes rápidos para identificar os casos positivos. Esse reforço no enfrentamento do coronavírus é importantíssima para a contenção do vírus”, explicou.

A coordenadora de Saúde, Janete Dias, informou que os pacientes confirmados são notificados nos sistemas pertinentes, e, é recomendado, que aqueles que têm acesso a internet, se cadastrarem na plataforma ‘Monitora Covid-19’, onde os mesmos são devidamente orientados quanto ao isolamento domiciliar, higiene, uso de EPIS, distanciamento e se necessário tratamento medicamentoso. “As equipes de saúde do Programa Busca Ativa vão fazer o monitoramento de possíveis casos positivos no município e seus contatos”, completou.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS