Connect with us

GERAL

Prefeitura de Patos do PI adquire testes rápidos e Saúde reforça testagem de profissionais da linha de frente

Publicado

em

Trabalhando intensivamente no enfrentamento a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem desde o mês de março, desenvolvendo diversas ações e adotando todas as medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos competentes, no intuito de combater a disseminação da Covid-19.

Como mais uma das ações, a Prefeitura de Patos do Piauí, gestão do prefeito Agenilson Dias, adquiriu testes rápidos, que somados aos que o município recebeu do Governo do Estado, estão possibilitando que a Secretaria de Saúde priorize a realização de testes rápidos nos profissionais que trabalham diariamente no enfrentamento ao coronavírus.

Segundo a secretaria de Saúde, Edvânia Pires, a aplicação de testes rápidos aos profissionais que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes, gera segurança e transparência tanto para a população quanto para os próprios profissionais.

Conforme a gestora, os Testes Rápidos Sorológicos para detecção do novo coronavírus (COVID-19) estão sendo realizados nos Servidores Públicos Municipais e terceirizados que estejam desenvolvendo as suas atividades de forma presencial e usuários do Sistema Único Municipal de Saúde, seguindo os seguintes critérios:

-Profissionais de Saúde;

– Profissionais de Segurança Pública;

Publicidade

– Demais Servidores Públicos Municipais e terceirizados cujas atividades sejam consideradas essenciais;
– Pacientes enquadrados nas normas técnicas emitidas pelos órgãos estaduais e federais;

– Pessoas oriundas de regiões endêmicas e que mantiveram contato direto com paciente que tenha testado positivo para a COVID-19.

Até o momento o município contabiliza 79 testes realizados, todos com resultado negativo. Foram testados 10 Agentes Comunitários de Saúde, 06 Agentes Comunitários de Endemias, 06 enfermeiros, 01 medica, 14 técnicos de enfermagem, 7 motoristas,  15 profissionais (atendentes, serviços gerais, vigias), 4 profissionais da segurança (PM), 14 pessoas oriundas de locais endêmicos e 02 pacientes que se enquadraram nas normas técnicas.

Segundo a secretaria as equipes também estão realizando ações de busca ativa de casos de pacientes com síndrome gripal e de pessoas que estão vindo de outras cidades, notificando quanto ao isolamento domiciliar de 14 dias, orientando e monitorando para detecção de possíveis casos que venham a ser confirmados ou descartados através da realização dos testes rápidos.

A secretaria de saúde disse ainda que devido ao trabalho que tem sido realizado, o município não registra nenhum caso confirmado. “Estamos trabalhando de forma continua, seguindo todas as ações e recomendações de segurança, lembrando sempre da importância do isolamento social, do uso de máscara, da higienização das mãos, das regras de distanciamento. Com a observação de todos esses cuidados, até o momento, graças a Deus, não houve no nosso município casos confirmados. Contando com a colaboração da população e confiando em Deus, esperamos não contabilizar nenhum caso” finalizou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS