Connect with us

GERAL

Diretor da UFPI de Picos garante qualidade do curso de Medicina

Publicado

em

Nos últimos dias preocupações quanto ao funcionamento do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos, vem sendo externadas, especialmente no tocante ao local para que os acadêmicos possam estagiar. Contudo, o diretor da instituição, Prof. Dr. Gleisson Monteiro assegura que os estudantes estão recebendo a preparação adequada para atender os pacientes quando entrarem no mercado de trabalho.

Os primeiros acadêmicos a ingressar no curso de Medicina da UFPI de Picos já estão começando o seu segundo ano de graduação, o que equivale ao terceiro período. Ao passo que 30 novos alunos devem ingressar na universidade nesse mês de agosto.

“O nosso curso é diferenciado, ele está sendo trabalhado com a comunidade desde os primeiros períodos, então eles realizam atividades em algumas unidades básicas aqui da prefeitura, mas essa prática já vem acontecendo, e para o futuro próximo os campos de estágio serão mudados”, declarou.

O diretor destacou que à medida que forem avançando para períodos mais elevados os estudantes terão campo para a prática, pois as obras do novo Hospital Regional serão retomas e, enquanto isso não acontece, terão a oportunidade de estagiar no Hospital Justino Luz, que atende toda a região de Picos.

A coordenadora do curso de Medicina de Picos, médica Patrícia Santos, também é diretora do Hospital Regional Justino Luz, cargo que assumiu no último dia 10 de julho. Com isso, a possibilidade do estágio dos acadêmicos da UFPI será facilitada.

Publicidade

Gleisson explica ainda que as vagas para o curso de Medicina de Picos tem sido mantidas sob controle, para que os alunos possam ter mais qualidade na sua preparação nesse momento específico. Em 2016 ingressaram 30 alunos e agora, em agosto, mais 30, quantidade que pode ser facilmente atendida. “A turma é reduzida, pois acreditamos que o espaço que se tem em Picos é favorável para os alunos”, declarou.

Nessa etapa teórica da graduação, os acadêmicos de Medicina assistem aulas em salas normais, espaçosas e climatizadas, mas já existe a perspectiva de que um bloco seja construído exclusivamente eles. “O Professor Arimatéia Carvalho (reitor da UFPI), está buscando emendas para que seja construído esse prédio”, informou o diretor.

FONTE: FOLHA ATUAL

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS