Connect with us

Bocaina

Gestores de Picos, Jaicós, Ipiranga, Santo Antônio, Bocaina e Santana participam de encontro para tratar de aproveitamento integral de resíduos sólidos

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, gestores dos municípios de Picos, Jaicós, Ipiranga, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina e Santana do Piauí participaram de um encontro na Câmara Municipal de Picos para tratar sobre o destino correto dos resíduos sólidos urbanos para encerramento dos lixões.

Na ocasião estiveram presentes as seguintes autoridades: o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros; o prefeito de Bocaina, Erivelto Barros; a prefeita de Santana do Piauí, Maria José; o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura; a vice-prefeita de Ipiranga do Piauí, Iolanda Rêgo; o prefeito de Campo Grande do Piauí, Francisco José Bezerra, Dr.Tico; a secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa, Kelvane Leal; o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil; o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jaicós, Ivo Farias de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Chaguinha; os vereadores Pedro Pio, Filomeno Portela, Zé Luiz, Toinho Chicá, Evandro Paturi, Dalva Mocó, Maté, Gilson Nunes, além de representantes de outros municípios da região de Picos.

O momento contou com a palestra “aproveitamento integral dos resíduos sólidos urbanos para encerramento de lixões”, ministrada pelo presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcus Andrey Vasconcellos, e pelo engenheiro sanitário do INCT, Luiz Mário Lima.

Para o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, o tratamento adequado do lixo é um problema de grande parte das cidades brasileiras. Ele ainda destacou que a ideia é trabalhar para que seja feito o reaproveitamento integral dos resíduos sólidos.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano

“O lixo é um problema nacional para as cidades, então realizamos contatos e trouxemos esse palestrante para explicar bem sobre o tema. Vamos trabalhar para conseguirmos a máquina de reciclagem e reaproveitamento do lixo para diminuirmos a poluição e melhorarmos o sistema”, afirmou.

O prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros, esteve presente no evento e falou que é necessário o apoio das esferas federal, estadual e municipal.

Publicidade
Prefeito de Bocaina, Erivelto Barros

“É um projeto mundial a questão do problema climático que a gente está enfrentando devido as queimadas e o lixo. É um projeto interessantíssimo e com certeza precisamos principalmente do apoio. Uma cidade 0.6 não tem a mínima condição de estruturar a questão do lixo, pois são projetos muito caros e tendo o incentivo do governo federal, estadual e município se esse projeto for aplicado é um interesse de todos e quem será mais beneficiado somos nós e as futuras pessoas que viverem nesse mundo”, destacou Erivelto falando da mudança do lixão da zona urbana para a zona rural de Bocaina.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, destacou que foi uma palestra importante para o conhecimento de normas, bem como da destinação correta dos resíduos sólidos.

Prefeita de Santana do Piauí, Maria José

“Foi uma importante palestra e iniciativa para podermos conhecer as normas, ideias e no que for possível estar participando […] os municípios precisam estar atentos a essa agenda que vai tratar da destinação final dos resíduos, do lixo doméstico e de todo e qualquer tipo. É importante que os municípios estejam unidos, já que é inviável uma cidade pequena do porte de Santana do Piauí ter um local para destinação correta do lixo. Isso será possível quando o município sede poderá estar recebendo essa usina. É importante que todos estejam adequados a essa destinação correta do lixo”, ressaltou.

Segundo o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, através dos consórcios que os municípios podem ter a solução ideal para reaproveitamento integral dos resíduos sólidos.

Prefeito de Sussuapara, Naerton Moura

“Essa interação entre os municípios é muito importante para que possamos fazer um consórcio para cuidarmos dos resíduos sólidos que é um problema que não é exclusivo do Piauí, pois o Brasil sofre com esse problema. Temos cuidar dos resíduos, pois ele gera muita doença, as vezes fica espalhado e não tem um local apropriado e é através desses consórcios que podemos trazer a solução ideal”, pontuou.

Representando o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, a vice-prefeita, Iolanda Rêgo, participou do encontro e destacou a importância da discussão para os municípios.

Vice-prefeita de Ipiranga do Piauí, Iolanda Rêgo

“É um momento importante, em Ipiranga nós temos essa dificuldade, estamos preocupados com essa realidade. Em nosso município já temos um consórcio intermunicipal que é chamado de Consórcio Buriti, e envolve os municípios de Ipiranga, Inhuma, Dom Expedito Lopes e São João da Varjota, e trata especificamente a questão dos resíduos sólidos, a busca dos quatro municípios para conseguirmos trabalhar esse problema. E hoje, esse momento fortalece, pois vai tomar uma proporção maior”, assegurou.

A secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa, Kelvane Leal, esteve presente representando o prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes.

Secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa, Kelvane Leal

“É de suma importância essa reunião com os prefeitos da região de Picos, porque a cidade de Picos é polo econômico e o que acontece aqui repercute nas cidades vizinhas. Esse modelo sendo implantando, de certa forma estamos atrelados a toda estrutura da região e seremos beneficiados também. Para a saúde e uma boa qualidade de vida a estrutura da cidade precisa ser revista, planejada e cuidada. A coleta e o destino dos resíduos sólidos recicláveis ou não, precisam ser revistos e planejados”, destacou.

De acordo com o diretor de de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Jaicós, Ivo Farias de Oliveira, o momento é muito importante, pois alerta os gestores no que diz respeito ao aproveitamento dos resíduos sólidos.

Publicidade

“A palestra foi muito importante, porque alerta os gestores no que diz respeito ao aproveitamento dos resíduos sólidos e também para a melhoria do saneamento básico e consequentemente melhorarmos a nossa saúde, além do aproveitamento que gera emprego e renda”, comentou.

Veja mais fotos abaixo.

Facebook

MAIS ACESSADAS