Connect with us

DESTAQUES

Profissionais da Educação e Comandante do 4º BPM se reúnem parar tratar de segurança nas escolas de Picos

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), na sede da Secretaria Municipal de Educação, um encontro entre diretores, coordenadores e professores, além da secretária da pasta e do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Tenente Coronel Edwaldo Viana, para tratar sobre a segurança nas escolas do município. Essa é uma iniciativa que se deu após o incêndio provocado por um adolescente (13 anos) e uma criança (10 anos) na Escola Municipal Dorinha Xavier, no bairro Morada Nova, na semana passada, especificamente no dia 02 de março

O Comandante Edwaldo Viana disse que amaneira mais eficaz de se trazer segurança é a prevenção, ou seja, a antecipação da polícia ante os delitos. Ele disse ainda que o garoto que pôs fogo na escola é um menino com transtorno de psicopatia que, inclusive, tentou contra a vida da própria mãe.

“É importante que possamos trabalhar juntos a segurança e a educação. Já estive com a secretária e com alguns professores e aqui iremos definir qual será nossa atuação nos colégios. Já deixei bem claro que não posso prometer o que não vou fazer. Não podemos colocar em cada escola um policial militar. Então nós vamos aqui conversar e, em conjunto, nós iremos achar a melhor maneira para dar segurança. E a melhor maneira pra trazer segurança é a antecipação dos fatos, como aconteceu agora. Essa criança de 13 anos estava com o pensamento de repetir o que aconteceu em Suzano-SP de entrar em uma unidade atirando. Primeiro ela tocou fogo, depois ia tocar fogo em uma sala de aula com alunos. Ele demonstra ser um psicopata. Já se manifesta uma psicopatia. Ele tem uma mãe que o cria com muita dificuldade e digo ainda que ele já tentou matar a própria mãe”, declarou o comandante da PM.

O Tenente Coronel Edwaldo Viana disse ainda que a outra menina envolvida também passa por problemas de desestrutura familiar e que pediu, em relatório, ao Ministério Público, a internação dos dois menores. O Comandante apelou ainda ao poder público, representado nos deputados do Estado, por um olhar mais atento à cidade de Picos.

“Já entramos em contato com o Ministério Público pedindo a internação dessas duas crianças, a de 13 anos e a de 10. Essa menina é de uma família de seis filhos e que não tem estrutura familiar. A maioria das irmãs dela se prostituem e usam drogas. Já fiz o relatório e vamos tomar providência juntamente com o Conselho Tutelar sobre essa criança, e não somente sobre ela, mas também sobre os irmãos dela. Se não andarmos de braços dados com a educação não iremos para lugar algum. Vamos deixar de demagogia, pois temos que trabalhar em conjunto. É muito difícil lidar com esse número de escolas, pois são muitas escolas. Vamos fazer um planejamento daquelas que entram em um grupo de mais violência e vamos colocar nessas escolas o nosso policiamento. Não vão ficar lá, mas passaremos constantemente. Nós temos recebido muitas ligações de vários lugares. As pessoas se aproveitam desse momento para tocar o terror. E pedimos aos nossos deputados que olhem para Picos. Picos precisa de um olhar mais político também. Tudo influencia, tudo anda em conjunto”, apelou o Comandante.

Publicidade

A secretária de Educação, Rosilene Monteiro, disse em entrevista que mensalmente acontece reunião de sua equipe com os coordenadores e diretores da rede municipal de ensino, contudo, por conta do incidente, esse encontro foi antecipado, visto a urgência do caso.

“A reunião com os diretores e coordenadores municipais acontece todo mês, mas por conta do incêndio, antecipamos essa reunião. Na terça-feira (09) estive com o Comandante Viana para pedir socorro sobre essa situação. Entendemos nesse momento que estamos sozinhos e não conseguimos fazer as coisas a contento, por isso decidimos pedir ajuda à polícia que se prontificou a vir e tratar com nossos diretores sobre a questão da segurança. Lá quando conversávamos, ele se prontificou em ir às escolas para estar conversando com alunos e professores”, disse a secretária.

Rosilene Monteiro afirmou que já conversou com o prefeito Walmir Lima sobre a situação da segurança nas escolas do município e ele deu total apoio para todo projeto que for beneficiar os cidadãos e seus filhos.

“Estive conversando com o prefeito Padre Walmir, e ele nos deu toda importância em resolver a situação. Logo mais irei me encontrar com ele e já vou levar o resultado dessa reunião de hoje para ver se a gente consegue aumentar o nosso número de efetivos. Já tivemos uma capacitação com os vigias e a outra está prevista para agosto e já vamos antecipar para o mês de maio, porque consideramos de suma importância, também porque a primeira deu certo, já colhemos frutos dela. E a gente acha necessária essa antecipação. Então a secretaria está atenta. Estamos trabalhando e sabemos dos problemas que existem e sempre vão existir. Mas o fato é que eles vindo, estaremos prontos com nossa equipe para trabalhar cada dia mais”, declarou Rosilene.

A gestora ressaltou que o dever da escola é trazer o ensino sistemático. A questão de valores morais, éticos e religiosos é dos pais. “A educação nas escolas ensina mais a questão sistemática. A questão dos valores é por conta da família. A própria Constituição diz que a educação é dever da família e do Estado. Primeiramente da família. Na reunião que tive com os pais do bairro Morada Nova pedi para que os pais acompanhem a mochila das crianças ao saírem de casa. Sabemos que é dever da escola também, mas a escola recebe todos de uma vez só. Os pais podem fazer isso dentro de casa, ensinando as crianças questões e valores éticos, morais e religiosos, conversando com os filhos. A falta de diálogo tem sido um problema, tem aumentado, e isso prejudica. Estamos conversando com os professores e diretores para que conversem com os pais nas reuniões sobre isso, para que possamos melhorar o convívio e a educação do município. A responsabilidade de um é a de todos. Problema de um é também de todos”, afirmou ela.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS