Connect with us

Alagoinha do Piauí

Prefeitura de Alagoinha reforça medidas de combate ao Aedes Aegypti com carro fumacê e outras ações

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Levando em conta que estamos passando pelo verão e que a característica dessa estação é de alta incidência de chuvas e calor, as atenções se redobram porque cria-se o ambiente ideal para a procriação do Aedes.

O prefeito de Alagoinha do Piauí, Jorismar, disse que tem sido uma preocupação constante da gestão intensificar as medidas de prevenção contra a proliferação deste vetor na cidade.

Prefeito Jorismar

“Realizamos nos dias 30 e 31 de março e 05 e 06 de abril a passagem do carro fumacê nas nossas vias públicas, além disso, a equipe de agentes de endemias está fazendo visitas constantes nas residências orientando os moradores e tratando depósitos que podem servir de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”.

Vale ressaltar que o carro fumacê não mata as larvas, mas sim os mosquitos adultos que estão voando no momento da aplicação do inseticida, portanto, a colaboração da população é fundamental como explica o agente de endemias, João Batista.

Agente de endemias João Batista

“A população precisa ajudar no combate ao Aedes Aegypti auxiliando a equipe de agentes de endemias. Semanalmente o morador pode fazer uma inspeção em sua residência verificando os depósitos de água parada como: caixa d’água; tambor; balde, cisterna; piscina, dentre outros. Se identificar algum foco do mosquito pode entrar em contato com algum dos agentes de endemias para que seja tratado o recipiente ou orientado a maneira adequada de eliminar o foco”.

Outro ponto importante que a prefeitura alerta é a limpeza de terrenos baldios. O descarte do lixo deve ser feito corretamente, pneus devem ser cobertos, garrafas devem ficar de cabeça para baixo.  Caso haja larva do mosquito em algum recipiente, basta derramar a água e efetuar uma lavagem com água e sabão esfregando bem com auxílio de uma esponja de aço ou vassoura para eliminar os ovos e depois colocar água sanitária.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS