Connect with us

POLÍTICA

Deputado quer audiência para discutir reorganização da rede hospitalar

Publicado

em

O deputado estadual, Francisco Costa (PT), defendeu a reorganização hospitalar e repactuação dos recursos entre os municípios. Ele que já foi secretário a Saúde diz entender a dificuldade financeira que tem passado o Governo do Estado e, principalmente, os gestores municipais no que diz respeito ao tema.

A proposta é que a Assembleia realize uma audiência pública para discutir o tema. O parlamentar afirma que desde 2015 a rede hospitalar estadual tem passado por readequações. Segundo ele, várias medidas já foram tomadas como, por exemplo, a implantação de serviços de alta complexidade nos municípios de Floriano (neurocirurgia) e Parnaíba (oncologia). No entanto, o parlamentar reforça a necessidade de fortalecer a atenção primária à saúde.

“Sempre escuto de técnicos, de estudiosos da área de saúde que, se nós fortalecêssemos a atenção primaria teríamos capacidade de resolver até 90% dos problemas da população. Isso precisa, cada vez mais, ser percebido pelos gestores municipal, estadual e pelas políticas do Ministério da Saúde”, relata.

Para Francisco Costa, o Piauí tem uma grande quantidade de hospitais, mas com pouca resolutividade. São pouco mais de 90 hospitais municipais, sem relacionar as unidades hospitalares de Teresina. “O que defendo aqui não é o fechamento imediato de hospitais, mas sim de discussão da política de assistência hospitalar”.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS