Connect with us

POLÍTICA

Liana Chaib defende ajuste na lei trabalhista e fala da emoção de ser ministra do TST

Publicado

em

A juíza trabalhista Liana Chaib do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foi nomeada, após aprovação em sabatina no Senado Federal, para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em entrevista ao Notícia da Manhã, Liana Chaib defendeu um ajuste na lei trabalhista e contou sobre a conquista do novo cargo como mulher e piauiense.

“Nós que somos mulheres, nós que somos do Nordeste, na verdade é uma coisa que nós imaginamos que seja inatingível e eu até agora ainda estou, digamos assim, impactada com essa conquista. Lógico que quando você entra em um processo desse é para você chegar lá, mas quando você chega lá, a sensação que eu tenho hoje é eu conseguir chegar lá mesmo?”, disse a ministra.

Na sabatina do Senado Federal, realizada no último dia 22 de novembro, Liana Chaib foi aprovada por 60 votos a 2 (e duas abstenções). Durante seus discursos, a juíza ressaltou a Justiça do Trabalho associada a responsabilidade social e explicou como o magistrado deve trabalhar isso na prática.

“Hoje eu entendo que, inclusive foi uma das questões na sabatina, eu acho que o Mundo mudou, o trabalho mudou, as formas de trabalho mudaram e efetivamente é preciso que a Lei, ou que os magistrados que aplicam a Lei, também evoluam. Então o que eu coloquei é que essas novas formas do trabalho, elas precisam ser vistas mesmo que não sejam enquadradas naquele contrato formal, mas a Justiça Social significa dar dignidade no mínimo” ressalta.

Como ministra do TST, a juíza trabalhista Liana Chaib destaca os desafios para o novo cargo.

Publicidade

“O maior desafio é lidar com essas novas formas de relações de trabalho que estão se construindo hoje. Nós estamos em uma eminência de uma nova Covid e volta novamente a questão do teletrabalho, mas no teletrabalho hoje você precisa ter direito a desconexão. Então esses são os novos desafios, o próprio trabalho intermitente que hoje a reforma trouxe, então são situações que precisam ser vistas pela nova legislação”, acrescenta.

Liana Chaib nasceu em Teresina, no Piauí, em 1961. Ela é doutora em Direito Constitucional e desembargadora desde 2001. 

A juíza já foi desembargadora-presidente, desembargadora vice-presidente e corregedora do seu atual tribunal. Também no TRT, foi vice-diretora da Escola Judicial. 

Fonte: Cidade Verde|Foto: Rebeca Lima

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS