MPPI acompanha investigação sobre intoxicação na cadeia de Altos
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 22/05/20

MPPI acompanha investigação sobre intoxicação na cadeia de Altos

O Ministério Público do Estado do Piauí está acompanhando e apurando a situação da Cadeia Pública de Altos, onde detentos apresentaram sintomas severos de intoxicação, num quadro que já resultou em mortes.

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca havia instaurado inquérito civil público para coletar informações. No dia 11 de maio, o promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças participou de videoconferência com representantes das Secretarias de Estado da Justiça (SEJUS) e da Saúde (SESAPI).

De acordo as análises técnicas preliminares, a hipótese mais provável é de que se trate de contaminação por leptospirose. Os participantes da videoconferência informaram que foram detectados problemas na qualidade da água fornecida na cadeia, com identificação da presença de coliformes fecais e da bactéria E. coli, que pode causar infecções graves em diversos órgãos humanos. Os presos infectados apresentaram sintomas semelhantes, como paralisia de membros inferiores, edema, alteração na pressão e vômitos.

Meio Norte

Por isso, ainda nessa reunião, o Secretário de Justiça se comprometeu a disponibilizar outra fonte de água, além de providenciar a sanitização do ambiente e a limpeza da encanação. Está suspenso o recebimento de novos detentos na unidade.

O inquérito foi transferido da comarca de Altos para o Núcleo das Promotorias de Justiça de Execução Penal de Teresina, que dará seguimento às diligências.

A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada em setembro de 2019 e atualmente abriga 89 custodiados.

Meio Norte

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Jaicós

Câmara aprova requerimento do vereador Divino Macedo, solicitando construção de canil em Jaicós

A Câmara Municipal de Jaicós, em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (14), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira, aprovou um requerimento de autoria do vereador Divino Macedo de

POLÍTICA

Elmano Férrer retorna ao trabalho após mais de 100 dias de licença

Na segunda-feira (12) chega ao fim a licença que o senador Elmano Férrer (Podemos) solicitou para concorrer ao governo do Piauí. O senador estava afastado da Casa há mais de

POLÍTICA 0 Comments

Impasse adia definição de emendas da bancada federal do Piauí

Ficou para a próxima semana a definição de prioridades de emendas impositivas  indicadas pela bencada federal piauiense ao OGU (Orçamento Geral da União) do próximo ano. Na reunião de quarta-feira,