Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereadores de oposição repercutem aumento de casos de Covid e cobram compra de testes swab para testar a população

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí na manhã do último sábado, 02 de outubro, mais uma sessão ordinária da atual legislatura.

A sessão foi presidida pelo vereador Cornélio Edmundo, vice-presidente da mesa diretora da Casa e aconteceu de forma remota, obedecendo o Decreto Municipal, devido ao aumento de casos de covid no município.

Durante a sessão dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo Municipal, foram apresentados. O primeiro foi o Projeto de Lei nº 008/2021, que trata sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima receita e fixa despesa do município de Patos do Piauí para 2022.

O segundo, foi o Projeto de Lei nº 009/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual referente ao quadriênio 2022\2025. Ambos os PLs foram encaminhados para Comissões.

No segundo expediente os vereadores de oposição se pronunciaram, quando abordaram sobre alguns assuntos, com destaque para o aumento no número de casos de Covid-19 no município, quando cobraram a compra de testes swab para testar a população, bem como que ações sejam intensificadas no sentido de barrar a circulação do vírus.

A vereadora Zuleide Costa, foi a primeira a se pronunciar. Após agradecer por mais um dia trabalho, a parlamentar lamentou pelo fato da sessão está sendo realizada de forma remota devido ao aumento de casos de covid. “Temos uma situação alarmante no nosso município, muito preocupante, relaxou demais. E quero cobrar que a Secretaria de Saúde, procure comprar os testes de swab, porque sabemos que o teste rápido não tem mais eficácia, umas vez que a pessoa já tomou a vacina, e esses testes rápidos só são usados em adolescentes e crianças que ainda não receberam a vacina, então peço que façam um esforço e comprem o swab, porque a população está tendo que comprar, e tenho ouvido muitas reclamações, devido ser muito caro, por isso procurem solucionar esse problema”, disse.

Em outro momento, a vereadora criticou o prefeito Joaquim Neto por ter feito uma carreata durante a entrega do caminhão compactador de lixo. “Teve uma carreata para a entrega desse veículo e achei desnecessário, o gestor poderia ter só recebido na Prefeitura, porque uma vez que ele fez isso, surge muitos questionamento por parte população, tipo: “o prefeito está fazendo carreata e proíbe a gente de abrir o bar, sabendo que é único meio que temos para se manter!?’. Então tem que procurar dar o exemplo, por mais que não tenha havido aglomeração, mas foi desnecessário, surgiu muitos comentários negativos e acaba que a população crítica. Sabemos que a responsabilidade é todos, porque acaba relaxando, até mesmo por ter tomado a primeira dose da vacina, tenham confiando um pouco mais”, relatou.

Publicidade

Por fim, Zuleide disse que ainda que seu desejo é que esse cenário melhore e que a próxima sessão já seja presencial e o casos tenham reduzidos.

O vereador Francisco José da Silva Sobrinho, o ‘Chico de Oseias’, iniciou falando sobre o surto de covid no município, quando reforçou o que foi falado pela vereadora Zuleide. “A Secretaria de Saúde tem procurar comprar e manter os testes swab, porque devido a alto preço, nem todos tem condições de pagar para fazer este teste na farmácia”, disse.

Ele também criticou a realização da carreata. “Claro que todo mundo que recebe uma conquista como essa, quer mostrar, mas infelizmente não é tempo de fazer movimento, devido ao momento que estamos passando, e nós como autoridades, temos que dá exemplo”, afirmou.

O vereador ainda acrescentou que é preciso tomar medidas em relação a pandemia, para tentar controlar a circulação do vírus, porque segundo ele, é muito caso para um município pequeno como Patos. “Sabemos que a culpa não é só dos governantes, mas são quem administra os recursos, então tem que procurar uma forma de evitar propagar mais, porque está muito alto o número de casos do município”, relatou, que encerrou desejando a saúde a todos.

O vereador Antônio Rufino, o ‘Tonhão’ , também repercutiu sobre o aumento de casos de covid. “Infelizmente está todo mundo assustado devido ao crescente número de casos de coronavírus em nosso município. E quero pedir a colaboração da população, porque a gente percebe que muitas pessoas perderam o medo e relaxaram nas medidas e por isso tem sido registrados tantos casos”, disse.

Em outro momento, o vereador parabenizou a gestão municipal pela recuperação da passagem molhada da localidade Saco da Ema, a qual muito já havia reivindicado que fosse recuperada e também pela aquisição do caminhão compactador de lixo, é uma conquista, pois eram carros velhos que faziam o recolhimento do lixo. Por fim, ele desejou que a situação se normalize que a próxima sessão já seja presencial.

O vereador José Hélio, o ‘Helim’, voltou a cobrar o concerto do poço tubular da localidade Poço do Boi. “As pessoas estão em dificuldade sobre o problema da água, por isso, quero pedir ao colega Wilson, líder da situação, que seja tomada providência neste sentido, levando esta mensagem até o gestor para que o poço seja concertado. As pessoas estão necessitando da água e todos sabemos da dificuldade por água daquela localidade, e hoje mesmo algumas pessoas vieram a minha casa pedir que algo seja feito, então peço que procurem uma forma de resolver esse problema”, reivindicou.

Em seguida, o vereador fez mais cobranças. “Nosso município chegou a 61 casos ativos, é muito para nossa cidade, e sabemos que a responsabilidade é todos, que muitas vezes não respeitam a medidas. E peço ao gestor que adquira os testes swab, porque quem tomou as duas doses, o teste rápido não serve mais, tem que ser o swab, por isso a gestão precisa obter eles, porque custa em torno de 80 reais e nem todos podem comprar […]”, disse.

Publicidade

Ele ainda disse que a falta dos testes swab é recorrente e que cobrou desde a sessão passada, quando reforçou que a gestão tome providências em relação a situação.

Helim parabenizou pela passagem do dia do vereador, que tem um papel importante no município. E logo após, pediu informações sobre a energia do cemitério, que ainda não está concluída.

O vereador também falou sobre aquisição do caminhão compactador de lixo. “ Quero parabenizar o município pela aquisição do veículo, é um bem importante. Mas devido a situação da pandemia, acho desproporcional a maneira como recebido o caminhão, pois poderia ter reunido só suas lideranças durante para a entrega, até porque dar espaço para as pessoas falarem. Tipo: “Ah, se o prefeito pode fazer isso, porque eu não posso?’, então nós, como pessoas públicas temos que tomar cuidado quando for fazer esse tipo de coisa para não repercutir mal, porque devemos dar o exemplo”, explicou.

Após a fala do vereador Marlon Costa, que relatou sobre a violência no povoado Cajueiro, que aumenta cada vez mais. Os vereadores Chico Oseias e Helim, pediram um parte para falar sobre o assunto.

Chico Oseias, que sempre relata sobre o assunto nas sessões, disse que mais uma vez a população do povoado foi surpreendida com a violência que só aumenta. “Já sabemos que o Cajueiro é local violento, mas até o momento, o roubo a mão armada não tinha acontecido, então é mais um agravante e nós autoridades temos que nos reunir para ver o que podemos fazer para tentar barrar essa violência, porque infelizmente, a situação que é complicada, está ficando pior”, relatou.

Publicidade

Helim também repercutiu sobre o assunto. “Assalto a mão armada. A que ponto chegamos no povoado Cajueiro[…]. Então temos realmente que nos reunir e buscar fazer alguma em relação a segurança pública, porque se chegou a esse ponto pode acontecer coisa pior”, disse. Por fim, ele lamentou as perdas recentes de pessoas do município, inclusive, de sua sogra que veio a falecer.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS