Connect with us

POLÍTICA

Presidente do TRE-PI promete combate à compra de votos

Publicado

em

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Joaquim Dias de Santana Filho, abriu ontem o ano judiciário de 2016 prometendo um “combate implacável” à compra de votos. Em seu discurso, o desembargador garantiu que o Tribunal vai trabalhar para que as eleições municipais deste ano sejam limpas, com o voto sendo exercido de forma livre e consciente.

“O Tribunal trabalhará diuturna e incansavelmente, não medindo esforços, nem poupando energias (de ordem moral e intelectual) para garantir que tenhamos eleições limpas, voto livre e consciente. Adotaremos todas as medidas visando proteger a normalidade e legitimidade das eleições. Dentro do possível, seremos implacáveis no combate à compra de votos e aos abusos de poder político e econômico. Jamais será admitida a prática ilícita nas eleições. Estaremos vigilante, fiscalizando e impedindo a utilização desses repugnantes meios antide-mocráticos”, disse Joaquim San-tana em seu discurso.

O novo presidente afirmou ainda que apesar da “escassez de recursos orçamentários” devido à recessão econômica, o Tribunal continuará sendo gerido “com eficiência, de forma que jamais a qualidade dos serviços reste comprometida”. Joaquim Santana também informou que o ano se inicia “com grande parte dos eleitores” devidamente identificados pelo recadastramento biomé-trico, mas que o TRE-PI está empenhado em ampliar o número de eleitores cadastrados e que votarão usando as digitais nas próximas eleições.

O presidente do Tribunal disse ainda que nos primeiros meses do ano serão iniciadas as obras do novo Fórum Eleitoral da Capital, sendo a previsão de entrega da obra julho de 2017. “Trata-se de um prédio moderno, com quatro pavimentos, que abrigará as cinco zonas eleitorais de Teresina, trazendo maior conforto e comodidade aos eleitores”, falou o desembargador.

As eleições deste ano vão eleger prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros e 224 no Piauí. O primeiro turno será no dia 2 de outubro e o segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no dia 30 do mesmo mês. No Piauí, apenas Teresina tem mais de 200 mil eleitores.

Publicidade

 

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS