Presidente do TRE-PI promete combate à compra de votos
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 12/01/16

Presidente do TRE-PI promete combate à compra de votos

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Joaquim Dias de Santana Filho, abriu ontem o ano judiciário de 2016 prometendo um “combate implacável” à compra de votos. Em seu discurso, o desembargador garantiu que o Tribunal vai trabalhar para que as eleições municipais deste ano sejam limpas, com o voto sendo exercido de forma livre e consciente.

“O Tribunal trabalhará diuturna e incansavelmente, não medindo esforços, nem poupando energias (de ordem moral e intelectual) para garantir que tenhamos eleições limpas, voto livre e consciente. Adotaremos todas as medidas visando proteger a normalidade e legitimidade das eleições. Dentro do possível, seremos implacáveis no combate à compra de votos e aos abusos de poder político e econômico. Jamais será admitida a prática ilícita nas eleições. Estaremos vigilante, fiscalizando e impedindo a utilização desses repugnantes meios antide-mocráticos”, disse Joaquim San-tana em seu discurso.

O novo presidente afirmou ainda que apesar da “escassez de recursos orçamentários” devido à recessão econômica, o Tribunal continuará sendo gerido “com eficiência, de forma que jamais a qualidade dos serviços reste comprometida”. Joaquim Santana também informou que o ano se inicia “com grande parte dos eleitores” devidamente identificados pelo recadastramento biomé-trico, mas que o TRE-PI está empenhado em ampliar o número de eleitores cadastrados e que votarão usando as digitais nas próximas eleições.

O presidente do Tribunal disse ainda que nos primeiros meses do ano serão iniciadas as obras do novo Fórum Eleitoral da Capital, sendo a previsão de entrega da obra julho de 2017. “Trata-se de um prédio moderno, com quatro pavimentos, que abrigará as cinco zonas eleitorais de Teresina, trazendo maior conforto e comodidade aos eleitores”, falou o desembargador.

As eleições deste ano vão eleger prefeitos e vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros e 224 no Piauí. O primeiro turno será no dia 2 de outubro e o segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no dia 30 do mesmo mês. No Piauí, apenas Teresina tem mais de 200 mil eleitores.

 

Diário do Povo

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA 0 Comments

Com menor tempo de propaganda, candidatos apostam em redes sociais

Mais do que nunca as redes sociais estão sendo um importante aliado dos candidatos nas eleições 2016. A redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias e também

POLÍTICA

Empresária denuncia esquema nas redes sociais para beneficiar W. Dias e outros petistas

O PT usou um esquema ilegal para impulsionar nas redes sociais as candidaturas de Lula, Gleisi Hoffmann, Luiz Marinho e Wellington Dias, governador do Piauí, segundo a dona da empresa

POLÍTICA 0 Comments

Wilson Martins sai na frente na disputa pelo Senado, diz pesquisa

Se as eleições fossem hoje, a única vaga que o Piauí tem nesse escrutínio seria do atual governador Wilson Martins (PSB). Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública, o