Connect with us

DESTAQUES

Em Jaicós, católicos sobem ao topo do Morro para rezar e agradecer; veja fotos exclusivas

Publicado

em

Centenas de fiéis católicos participaram na manhã desta quarta-feira, dia 3 de maio, da tradicional Missa da Venerada Santa Cruz, que é celebrada no topo do Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município de Jaicós, distante cerca de 18 km da sede.

O evento, segundo conta a história, é uma antiga tradição religiosa iniciada no ano de 1919, quando o padre Miguel Reis Melo presidiu a primeira Missa aos pés do cruzeiro que havia sido instalado por dois missionários em 1917. Durante 20 anos a Missa da Venerada Santa Cruz deixou de ser celebrada. A decisão foi tomada pelo vigário ecônomo da Paróquia, padre André Fillipi, alegando que festa estaria perdendo o caráter religioso. As celebrações foram retomadas no ano de 1996, pelo padre Gregório Leal Lustosa, vigário paroquial da época, e desde então, atrai um grande número de fiéis ao topo do Morro.

Este ano, a Santa Missa foi presidida pelo padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós, e concelebrada pelos padres Edivaldo Santos, da Paróquia de São Sebastião, de Patos do Piauí, e Francisco Pereira Borges, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Picos.

Para muitos, a Missa da Venerada Santa Cruz é momento de agradecimento pelas graças alcançadas. São muitas e das mais diversas formas as manifestações de fé e devoção. A jovem Marcilene Batista, que reside na localidade Tanque dos Batistas, município de Jaicós, permaneceu ajoelhada em frente ao altar durante toda a Missa, que se estendeu por cerca de 90 minutos. À reportagem do portal Cidades na Net, ela explicou que o sacrifício era um gesto de agradecimento pela recuperação de saúde de sua prima recém-nascida.

Marcilene assistiu a Missa ajoelhada

Outras práticas dos pagadores de promessa são acender velas, soltar fogos, depositar peças de parte do corpo esculpidas em madeira, e a caminhada entre a cidade de Jaicós e o topo do Morro. O fisioterapeuta Flávio Junior compartilhou dados da caminhada em seu perfil na rede social. O percurso de 18,5 km de distância foi feito em 2h43. Ele também publicou uma foto ao lado de outras pessoas que realizaram a caminhada.

Publicidade

Flávio Junior e um grupo que também fez o percurso a pé – Foto: Arquivo pessoal

O empresário José Vera veio da cidade de Vera Mendes, acompanhado dos pais, para participar da Missa. Em entrevista, ele disse que realizou um sonho. “Era um sonho, não só meu, como do meu pai e minha mãe, que quisemos muito conhecer o local e participar da Missa. Fizemos uma promessa de irmos juntos participar desse grande evento religioso. E ficamos muitos  felizes por Deus nos conceder essa oportunidade” disse.

José Vera, ao centro, veio de Vera Mendes para assistir a Missa

Ele elogiou a organização. “Fomos bem acolhidos. É tudo muito bem organizado, desde o estacionamento, o acesso para chegar até chegar aqui em cima, banheiros em todo percurso. Estão mesmo de parabéns. Iremos se programar para o próximo ano”, pontuou.

Maria do Socorro procura por primo desaparecido

A senhora Maria do Socorro, natural do município de Itainópolis, dirigiu suas orações aos céus pedindo ajuda para localizar seu primo, Antônio Gomes Pessoa, de 45 anos, que está desaparecido desde o dia 6 de abril. Ela assistiu a celebração com um cartaz na mão. “Nós temos rezado muito e pedido a Deus e ao povo que nos ajude a localizar meu primo Antônio. Ele tem problemas mentais, mas não faz mal a ninguém. Se alguém ver ele, por favor, nos avise”, pediu.

Melhorias

Diversas melhorias foram implementadas pela Paróquia de Jaicós e pela Prefeitura Municipal para a realização do tradicional evento religioso. Em entrevista, o prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, informou que foram realizadas melhorias na estrada que liga a BR 407 ao pé do Morro, o estacionamento foi ampliado, aumentando muito a capacidade de veículos, além da instalados banheiros químicos, coletores de lixo, barraca da saúde e uma barraca para os celebrantes em frente a capela.

Publicidade

Prefeito de Jaicós fala sobre melhorias feitas no local

“Nós melhoramos a infraestrutura do local para melhor acolher a população de Jaicós, como também, as pessoas vindas de outras cidades da região. Nós estamos conversando com as pessoas, ouvindo as reivindicações, analisando o que pode ser melhorado. Uma necessidade eram os banheiros, e nós instalamos oito em vários pontos. O estacionamento nos anos anteriores era um problema. Esse ano nós ampliamos o espaço e resolvemos o problema. Esse é evento importante, uma tradição, que integra o calendário de eventos oficiais do nosso município e que terá sempre o nosso apoio para sua realização da melhor forma”, afirmou o prefeito.

VEJA FOTOS AÉREAS EXCLUSIVAS:

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS