Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Padre Marcos promove palestra pela valorização da vida e presta contas do 1º semestre

Publicado

em

Setembro é o mês de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. Em alusão à campanha de valorização pela vida, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos promoveu, na tarde desta quinta-feira, 13, uma palestra motivacional com o tema “O poder da esperança”.

Os participantes, em sua maioria, servidores públicos municipais, lotaram o auditório da Câmara Municipal. Eles foram acolhidos pela secretária de Administração, Thuanny Mikaela, que anunciou os objetivos do encontro e a sua importância para os presentes e para o município, afirmando que seria um momento para impactar vidas.

Baseada no livro “O Poder da Esperança – Segredos do Bem Estar Emocional”, a palestra foi ministrada pela Coach Integral Sistêmica, Lana Portela, que também é contadora. A auto responsabilidade foi um dos pontos explanados pela palestrante. “A palestra estimula a refletir sobre onde estão e onde querem chegar, o que estão plantando e o que vão colher, e mostrar para as pessoas que elas podem muito mais a partir de si próprio, da sua fé e do pensamento positivo. Quem pensa positivo atrai algo positivo, e quem pensa negativo, atrai aquilo que é negativo”, disse.

Lana presenteia participantes com livro

A palestrante elogiou iniciativa da gestão, frisando que é importante humanizar e motivar as pessoas, os servidores. “As pessoas que atuam na área pública se sentem não valorizadas, mas devem entender que o valor delas está no que elas dão, no que elas contribuem na vida do próximo. Não é só o lado financeiro que importa. A maior importância é ver o quanto você pode contribuir na vida do próximo, ver que está ajudando, impactando em outras vidas.”, pontou.

Ao final da palestra, Lana sorteou livros entre os presentes e foi calorosamente aplaudida.

Publicidade

Prestação de Contas

Em um segundo momento, a contadora Lana Portella conduziu a audiência de prestação de contas, apresentando os relatórios fiscais do município referente ao primeiro semestre do exercício financeiro de 2018, atendendo as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Lana salientou que o município tem muitas obrigações e responsabilidades, destacando os limites constitucionais. “Nós estamos prestando contas hoje para a população saber como está a tarefa de casa do prefeito, da gestão”, disse.

De acordo com os dados apresentados, no período de janeiro a junho de 2018, o município de Padre Marcos recebeu R$ 11,1 milhões, o que corresponde a 54,28% do previsto, o que revela queda nas receitas em relação ao orçamento previsto para o período, que era R$ 20,5 milhões.

Em relação aos Índices, o município de Padre Marcos não atingiu apenas o percentual de investimento em Educação, cujo mínimo é 25%, e o aplicado no primeiro semestre foi de 21%. Em relação a aplicação dos recursos do FUNDEB com o magistério, o mínimo é de 60% e o município atingiu 64,56%. Em relação a Saúde, o Índice constitucional também foi atingido. O percentual mínimo é 15% e o município investiu 15,74%. O gasto com pessoal, cujo limite constitucional é 54%, o município de Padre Marcos aparece bem, com apenas 43,52%.

Publicidade

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS