Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Trabalhadores da Ufpi vão paralisar atividades para novo protesto contra cortes em 30 de maio

Publicado

em

Após a mobilização que tomou as ruas de Teresina em 15 de maio, os estudantes e professores de universidades públicas vão as ruas novamente na próxima quinta-feira (30/05). O objetivo é protestar contra os cortes de verbas de 30%.

Nesse contexto, o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (Sintufipi) confirmou o apoio aos estudantes. Na data, os trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão cruzar os braços. A concentração do movimento acontece às 8h, em frente à sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

MANIFESTAÇÕES NO 15 DE MAIO

Estudantes e professores saíram nas ruas no dia 15/05 (Foto: Reprodução)

Em 15 de maio, os estudantes e professores de escolas e universidades públicas, além de movimentos sociais, também protestaram contra os cortes nas verbas da educação promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo as entidades, manifestações aconteceram nos 26 estados e no Distrito Federal, em diferentes proporções. Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), que convocou os atos, 1,5 milhão de pessoas foram aos protestos.

IDIOTAS ÚTEIS, DIZ PRESIDENTE SOBRE MANIFESTAÇÕES

Bolsonaro chamou de “idiotas úteis” e “massa de manobra” manifestantes que organizam na quarta-feira (15) (Foto: Jorge William)

O presidente Jair Bolsonaro chamou de “idiotas úteis” e “massa de manobra” manifestantes que organizam na quarta-feira (15), uma série de protestos contra os cortes do governo na educação básica e no ensino superior. O presidente classificou os protestos como algo “natural” e disse que “a maioria ali (na manifestação) é militante”.

“Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais”, disse Bolsonaro ao chegar em Dallas, nos Estados Unidos. Ele foi recebido por apoiadores ao chegar no hotel onde se hospedará nesta quarta (15) na cidade americana.

ENTENDA O CASO

O reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Arimatéia Dantas Lopes, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre os impactos na instituição piauiense após o bloqueio de recursos destinados à Universidade Federal do Piauí. De acordo com o reitor, sem esses recursos a universidade não conseguirá funcionar até o final do ano.

Publicidade

O contingenciamento afeta diretamente os serviços de vigilância, limpeza, fornecimento de energia e água, manutenção de equipamentos, transporte, dentre outros. Ainda de acordo com o reitor, esse bloqueio mostra a gravidade da situação que a universidade irá enfrentar caso ele seja mantido.

 

 

 

Fonte: Oito Meia

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS