Connect with us

ESPORTES

Brasil estreia na Copa Sul-Americana de Futebol de Areia sob velha batuta

Publicado

em

A seleção brasileira inicia neste domingo sua trajetória na Copa Sul-Americana de Futebol de Areia, torneio preparatório para as Eliminatórias, que acontecem de 12 a 19 de abril, em Manta, no Equador. Essa será a segunda competição sob o comando do técnico Alexandre Soares desde que ele retornou ao posto ocupado há alguns anos. Na filosofia que busca implementar, busca trazer de volta ao país a hegemonia do esporte, perdida para a Rússia nas últimas temporadas. Para isso, conta com uma equipe renovada e atuando mais coletivamente.

E o resultado já começa a aparecer. Na primeira disputa, Soares levou o Brasil ao título inédito da Copa Intercontinental Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro, onde bateu os russos na final, algo que não acontecia há cinco jogos. Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Chile serão os adversários nos jogos que acontecerão na Praia do Pina, em Recife, até o dia 8 de fevereiro. A estreia será contra os chilenos, às 10h (horário de Brasília), com a transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

– Renovação é uma coisa natural da vida, a gente tem que abrir espaço para quem está sendo merecedor. Fizemos uma convocação de 16 jogadores, sendo que vão 12 para o evento, e eles têm que ter a competitividade entre eles, é uma coisa saudável. Dessa galera mais nova, o Datinha já estava vindo e, agora, é um dos melhores da modalidade. Tem o Felipe, de Recife, ala de qualidade; o Rafael e o Wesley, dois goleiros jovens, e já tem os que vêm comigo desde as primeiras convocações e foram importantes nas quatro copas que ganhamos: Betinho, Daniel, o Benja (Benjamin, hoje auxiliar) que parou, o Mão, Sidney, o Bruno Xavier e o Fernando DDI. Temos uma base boa dos experientes com essa molecada nova – analisou Alexandre Soares.

A renovada seleção se prepara para a Copa Sul-Americana de Futebol de Areia. (Foto: Fabio Leme)A renovada seleção se prepara para a Copa Sul-Americana de Futebol de Areia. (Foto: Fabio Leme)

A vitória, até certo ponto surpreendente, sobre a Rússia veio pela mudança de postura e jeito de jogar da seleção. Para o treinador canarinho, o senso de conjunto de equipe e a responsabilidade que os atletas se propõem a fazer são os elementos principais para o retorno das conquistas.

– Jogar como equipe (o motivo da vitória). Tivemos pouco tempo de trabalho, treinamos três dias, cinco períodos e muita conversa. Fomos lá, jogamos bem e ganhamos bem. Mas a Rússia nesses últimos três anos, em termos de organização, está acima, está com uma liga que cada vez aumenta mais, com uma duração maior, está levando os brasileiros, aumentando muito o nível dela, estuda muito a modalidade, trabalha e joga como equipe. O nosso segredo até 2009, fim de 2010, foi esse. Tínhamos grandes jogadores, jogando como equipe, logo as individualidades apareciam. Quando deixamos de pensar como equipe, passamos a declinar, pensamos que éramos melhor do que os adversários e que ganharíamos de qualquer forma. Não é por aí. Tinha uma galera achando que seleção brasileira era abadá, desfilava, tirava onda em benefício próprio, e eu não concordo com isso – criticou o tetracampeão mundial, com um currículo na seleção de 149 vitórias e apenas seis derrotas.

Melhor jogador do mundo, Bruno Xavier corroborou com as palavras de Alexandre Soares. Atleta da seleção desde 2011, o atacante ainda não tem em seu currículo um título mundial pelo Brasil. Com propriedade para comparar a atual forma de jogar à praticada anteriormente, o capixaba, de 30 anos, destaca o estilo mais cadenciado adotado pelo “velho-novo” comandante e no que chamou de milagre realizado nos Emirados Árabes.

Publicidade

– Em pouco tempo de trabalho, ele conseguiu colocar a cara dele, um padrão de jogo, e isso é muito difícil, principalmente em três dias, por isso disse “milagre”. Com o Jr. Negão, o padrão era outro, era sempre ataque, ataque, ataque e ataque. Ele (Alexandre Soares) conseguiu colocar a cadência e, para quem joga sempre no ataque, como eu, isso é muito difícil, pois sempre procuro o gol. Com ele, tenho aprendido a cadenciar o jogo e sem perder a minha característica – elogiou.

Bruno Xavier treina observado por Alexandre Soares (Foto: Fabio Leme)Bruno Xavier treina observado por Alexandre Soares (Foto: Fabio Leme)

Confira a tabela completa do torneio:
Domingo
10h – Brasil x Chile

Segunda-feira (02/02)
15h15min – Uruguai x Bolívia
16h30min – Argentina x Paraguai

Terça-feira (03/02)
14h – Paraguai x Uruguai
15h15min – Argentina x Chile
16h30min – Brasil x Bolívia

Quarta-feira (04/02)
14h – Paraguai x Chile
15h15min – Argentina x Bolívia
16h30min – Brasil x Uruguai

Quinta-feira (05/02)
14h – Chile x Bolívia
15h15min – Brasil x Paraguai
16h30min – Uruguai x Argentina

Publicidade

Sexta-feira (06/02)
14h – Paraguai x Bolívia
15h15min – Uruguai x Chile
16h30min – Brasil x Argentina

Sábado (07/02)
10h – Disputa de 5º lugar
11h15min – Disputa de 3º lugar

Domingo (08/02)
10h – Final

*horário de Brasília

Fonte:Globo Esporte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS