Connect with us

GERAL

Governo do Piauí lança novo sistema de boletim de ocorrências

Publicado

em

A Secretaria de Segurança Pública do Estado, por intermédio da Polícia Civil, lançará nesta quarta-feira, 16 de novembro, a nova metodologia do sistema de registro de ocorrência em Teresina. A solenidade que ocorrerá na Acadepol (Academia de Polícia) destrinchará as mudanças viabilizadas pela atual gestão, de modo que será possível ao cidadão procurar um Distrito de Polícia da capital piauiense para o registro da ocorrência independente do local onde se deu o fato.

A nova metodologia havia sido apresentada ao secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu (PTB), o delegado-geral de Polícia Civil Riedel Batista, gerentes de policiamento e delegacias especializadas, no mês passado. Com a novidade no sistema, os cidadãos terão mais facilidade para concretizar o registro de ocorrência. “Na prática, o cidadão pode se dirigir ao distrito mais próximo para registro do boletim, independente de onde tenha ocorrido o delito. Essas ocorrências estarão disponíveis para o titular da delegacia com atribuição legal para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, indicou Abreu.

Segundo o líder da pasta, a atualização no sistema trará maior comodidade à população, reduzindo também o índice de crimes subnotificados, como por exemplo pequenos roubos e furtos. “A polícia tem alguns crimes subnotificados como, por exemplo, pequenos roubos e furtos. Por exemplo, uma pessoa tem o seu celular roubado no Centro, quando estava indo para casa e não vai ao distrito daquela região para fazer o B. O. Com o novo sistema, ela pode ir até ao distrito do bairro onde mora para registrar o crime. Sabemos que com essa medida teremos um aumento estatístico de ocorrência, mas nossa gestão é transparente e nosso objetivo, de fato, é que o cidadão tenha mais comodidade para registrar um crime”, disse.

EXPANSÃO – Apesar de inicialmente o sistema funcionar apenas na capital piauiense, a meta da Secretaria é expandir a ação para os outros municípios do Estado. O secretário Fábio Abreu ainda recomendou que alguns crimes como violência doméstica e crimes contra menores, devem ser registrados, preferencialmente, nas delegacias especializadas, apesar do distrito poder registrar qualquer ocorrência. “Uma mulher que foi agredida pelo marido, pode fazer a denúncia no distrito mais próximo de sua casa. Mas, o ideal é que ela procure a Delegacia da Mulher, porque lá terá um atendimento mais especializado, com acompanhamento mais direcionado para a situação. Com a implantação do novo sistema, ela poderá escolher onde quer fazer a denúncia”, esclareceu.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS