Connect with us

GERAL

Mesmo fora do prazo, criadores ainda podem vacinar rebanho contra a febre aftosa

Publicado

em

Criadores que perderam o prazo de vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos, ainda podem recorrer à Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) de Picos para conseguir uma permissão de compra da vacina.

Somente com o documento emitido pelo órgão, será possível imunizar o rebanho fora do prazo da campanha, é o que explica o médico veterinário da unidade de Picos, Edilton Pedro.

“Quem deixou de vacinar no período de 01 a 30 de novembro, pode ainda fazer a compra da vacina com a nossa autorização, venham ao nosso escritório da Adapi, nós daremos uma autorização para comprar a vacina, com advertência, claro, porque ele perdeu o prazo, está inadimplente, mas diante dessa autorização, ele vai nas casas veterinárias, compra a vacina e vem certificar”, informou Edilton Pedro.

O médico veterinário alerta para a importância de imunizar os animais. “Além de dar imunidade ao seu rebanho contra a doença, a virose da febre aftosa, também, o seu rebanho vai adimplente, ou seja, poderá ser vendido com a emissão do GTA, que é a Guia de Trânsito do Animal, e isso só pode ser emitido, se o criador estiver correto com suas obrigações”, afirmou.

Na 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa foram imunizados animais com até 24 meses. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na primeira etapa da campanha, em maio, foram vacinados 197,87 milhões de animais de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças. A cobertura vacinal atingiu 98,33%.

Publicidade

A Adapi de Picos não terá recesso neste final ano e o atendimento ao público segue com escala de servidores.

 

 

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS