Connect with us

GERAL

Microsoft oferecerá cursos gratuitamente no Piauí

Publicado

em

O segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), não somente na capital, mas em todo o Estado do Piauí, vai receber contribuições significativas através da parceria inédita feita entre a Prefeitura de Teresina, Rede Social Solidária e Microsoft, a plataforma de maior credibilidade no mundo. A empresa oferecerá cursos gratuitos dentro do Projeto Lagoas Digitais, feito em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que visa a capacitação de jovens para esse setor em constante expansão. As inscrições já estão abertas.

Os cursos, que integram o Students to Business, programa de negócios da Microsoft direcionado para as Universidades, contemplam duas esferas desse segmento de TIC, sendo elas: Desenvolvimento de Sistemas (Aplicativos Windows Phone) e Infra-Estrutura de TI.

Uma das vantagens é que esses cursos poderão ser realizados nas modalidades presencial e a distância online por meio da plataforma de capacitação MVA da Microsoft, aumentando assim sua área de atuação, oferecendo oportunidade de uma boa qualificação para os jovens que residem em outros municípios do Estado.

O gestor da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que vem dando apoio às ações no âmbito da Economia Criativa, Olavo Braz, destaca que, para viabilizar a realização desses cursos em parceria com a Microsoft, é necessário garantir uma estrutura mínima. “Nesse sentido, e em conjunto com a equipe de articulação dessa parceria, a Prefeitura de Teresina está se movimentando para fornecer os equipamentos necessários para que os alunos possam desenvolver startups focadas nessa área da Tecnologia da Informação e Comunicação”, disse.

O coordenador do programa Lagoas Digitais, professor Dr. Bringel Filho, explica que será possível o acesso a todas as ferramentas que a Microsoft dispõe para a execução desses dois cursos, material didático e o acompanhamento dos instrutores locais selecionados pela empresa. Além disso, dependendo da demanda, podem ser formadas mais turmas para cada um dos cursos.
“Teremos também um aulão, que deverá ser entre os dias 20 e 26 de abril, para aplicar uma prova e filtrar realmente aquelas pessoas que têm perfil para essa formação. Esses participantes serão certificados pela Microsoft”, ressalta Bringel.

Publicidade

O representante da Rede Social Solidária e professor do curso de Ciências da Computação da Uespi, Anchieta Araújo, aponta que essa parceria dará uma visibilidade nacional e até internacional para os projetos. “Enquanto trazemos a Microsoft, já estamos pensando em trazer outros grandes grupos para fazer com que os projetos nessa área sejam reconhecidos”, frisa.
Inscrições estão abertas

Você já pode garantir sua vaga para os cursos de Desenvolvimento de Sistemas (Aplicativos Windows Phone) e Infra-Estrutura de TI através do site da Microsoft (https://student2business.azurewebsites.net/)

Aqueles que se inscreverem serão convocados por e-mail para o aulão em que será aplicado prova de conhecimento básico na área escolhida. O local, horário e dia também serão informados via e-mail em breve.

Programa Students to Business
O programa Students to Business é uma iniciativa da Microsoft, dos parceiros da Microsoft e das principais universidades do país, com o intuito de capacitar jovens nas áreas de TIC e oferecer oportunidades de emprego. Para isso, inclui diversas ações, sendo as principais capacitações gratuitas nas plataformas Microsoft e aproximação com empresas que buscam mão-de-obra com esse perfil.

Esse programa capacitou até o momento mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil, dos quais mais de 10.000 profissionais foram incorporados imediatamente no mercado de trabalho durante a feira de empregos.
 

Publicidade

Fonte:  PMT

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS