Connect with us

GERAL

Piauí terá chuvas 60% abaixo da média

Publicado

em

A previsão elaborada por consenso por especialistas para o trimestre (janeiro, fevereiro e março de 2016), para o Piauí indica maior probabilidade das chuvas serem 60% abaixo da média. O índice de chuvas registradas este mês no Estado foram abaixo do esperado, como explica a meteorologista Sônia Feitosa.

“A previsão é de poucas chuvas para este mês. Na região sul do Estado foi registradas chuvas isoladas e fracas, que ainda não chegaram ao nível esperado ou mesmo ao que foi registrado ano passado”, esclarece a especialista.

As precipitações devem ficar abaixo da média pelo menos até o mês de março, quando o fenômeno El Nino deixará de influenciar de forma direta nas chuvas no Piauí. “O fenômeno El Ninõ é um dos fatores responsáveis por esta elevação de temperatura acima da média nesta época do ano, provocando seca em todo o Estado. A previsão geral é que esse fenômeno possa deixar de manter tanta influência nas chuvas no Piauí nos próximos meses”, afirma Sônia Feitosa.

A meteorologista informa ainda que a capital está em estado crítico devido à baixa umidade relativa do ar, que atualmente atinge 20%. “Algumas cidades do centro-norte do Estado e do semiárido estão com umidade relativa do ar entre 12%, consideradas assim em estado de emergência. Já Teresina atinge a marca de 20%, considerada estado de alerta”, ressalta.

A recomendação é que as pessoas evitem atividades físicas e sair entre os horários de 10h e 16h. Além disso, beber bastante água e líquidos, bem como quando sair de casa utilizar protetor solar.

Portal AZ
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS