Connect with us

GERAL

Testes da linguinha e orelhinha serão ofertados na rede municipal de saúde em Jaicós

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a partir do dia 20 de fevereiro, na sala do fonoaudiólogo, na Unidade de Fisioterapia do Hospital Florisa Silva a realização gratuita dos testes da linguinha e da orelhinha.

O atendimento com o fonoaudiólogo que é fonoterapia, teve início hoje, segunda-feira (6) e será realizado duas vezes por semana, segundas e terças, pela manhã.

O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca (também conhecido como freio).

Se houver a deformação, a criança pode desenvolver a chamada língua presa. Contudo, os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada já que afeta a sucção. Por isso, a recomendação é que o teste seja feito até os seis meses de vida da criança.

De acordo com o fonoaudiólogo Manoel Neto, responsável pelos testes, a língua participa das funções de sucção, deglutição, mastigação e fala. O frênulo possibilita e favorece os movimentos linguais. “A língua presa pode dificultar a amamentação e, com isso, esse recém-nascido poderá perder peso. Também é comum apresentar problemas respiratórios”, afirma.

Publicidade

Segundo o fonoaudiólogo Manoel Neto é extremamente importante a realização do Teste da Orelhinha para todos os bebês logo no primeiro mês de vida devido a alta incidência de perda auditiva em recém-nascidos  “A cada 1.000 bebês, em média 5 a 6 apresentam surdez ao nascer. É uma incidência muito alta se comparada com outras doenças que têm testagem obrigatória ao nascimento” e acrescentou “é através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para o desenvolvimento da fala e linguagem.”

Os testes da orelhinha e da linguinha são realizados na sala do fonoaudiólogo uma vez por mês na Unidade de Fisioterapia do Hospital Florisa Silva. O agendamento é feito na Secretaria Municipal de Saúde.

FONTE: Portal Saiba Mais

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS