Nos dias 06 e 07 de novembro foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e no Instituto Antonino Freire a formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí. O evento que tem como objetivo implantar o novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais ProBNCC e articuladores. As formações têm como finalidade aprofundar os conhecimentos do novo currículo Piauí e revisar os projetos pedagógicos das escolas das redes municipais e da rede estadual de ensino.

Da cidade de Alegrete do Piauí, estavam presentes a secretária municipal de Educação Valdênia Silva; a supervisora de ensino e coordenadora do currículo da BNCC, Jéssica O´hara; a professora, coordenadora pedagógica do ensino infantil e articuladora do currículo no município Cícera Quitéria.

A secretária de Educação de Alegrete do Piauí, município distante 377 km de Teresina, Valdênia Silva, destaca a importância do evento. “Conhecimento nunca é de mais. Apesar de já estarmos há algum tempo estudando a Base Nacional Comum Curricular, agora chegou a hora de implantar de fato nos municípios e sempre há algo novo para aprendermos nas palestras com palestrantes excelentes. As aprendizagens essenciais definidas na BNCC, devem concorrer para assegurar aos estudantes as dez competências gerais que consubstanciam no âmbito pedagógico os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Assim estamos estrategicamente ligados e comprometidos enquanto município com esta nova política educacional”, enfatizou Vadenia.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada por ele e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

Publicidade

A secretária municipal de Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, explicou que a adoção do documento faz-se importante em concretizar a união dos municípios em prol da educação. “A BNCC veio nortear para seguirmos a mesma direção na área da educação, diferente dos regimes anteriores enviados pelo Governo Federal nos quais as secretarias municipais estavam seguindo diretrizes próprias e descentralizando as ações. Com um documento único poderemos alavancar a educação piauiense”, disse a gestora.

O Currículo do Piauí foi construído numa colaboração parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, no ano de 2018 com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, a proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou neste ano 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.