Connect with us

Alegrete do Piauí

Cavalgada de Domingo de Ramos reúne mais de 150 cavaleiros e resgata cultura popular nordestina; fotos

Publicado

em

Na manhã deste domingo (14) foi realizada a 2ª Cavalgada do Domingo de Ramos, reunindo mais 150 cavaleiros da região e de estados como Pernambuco, Ceará entre outros.

A concentração dos cavaleiros aconteceu na residência do senhor Idelbrando, na localidade Olho D’aguinha, zona rural de Alegrete, em homenagem ao mesmo que também era vaqueiro e, se vivo fosse, completaria 100 anos.

Houve café da manhã ofertado pelo Dr. Samuel Alencar e amigos de Olho D`aguinha. Logo após o café, a tropa seguiu por estradas vicinais passando pelo povoado Pocinhos onde aconteceu a recepção no Bar do Juvenal com churrasco, ao som de forró de Francisco Carlos Sanfoneiro, da localidade de Boa Vista zona rural de Alegrete. Na recepção houve celebração religiosa pelo padre Gildo Coelho e concelebrada pelo diácono Ramirez.

A cavalgada reuniu pessoas de diferentes idades entre adultos, crianças, homens e mulheres. Na continuação do percurso, a cavalgada tomou destino onde os mais de 150 cavaleiros, carregavam a veneranda imagem de Nossa Senhora Aparecida. A comitiva fez uma parada para hidratação e seguiu pela BR-230 com destino em direção ao parque de vaquejada de Valderi Luíz, na Fazenda Jurema, em São Julião, como ponto de chegada da tropa.

O prefeito da cidade de Francisco Macedo, Nonato Alencar, participou da cavalgada e declarou sentimento de prazer e imensa satisfação.

“É o sentimento de muita alegria. É uma festa muito bonita. Sou apaixonado pela Cavalgada por vaquejada e por gado também. O Nordeste tem essa grande virtude que é abraçar sempre essa cultura que dispõe valorizando cada dia que passa”, disse.

“Tive a honra de ser convidado pelo meu primo e ex-prefeito, Edilton Alencar, também pelo prefeito Marcinho e por mais alguns amigos para fazer parte dessa grandiosa cavalgada. Estou feliz, muito satisfeito e com coração aberto porque neste domingo de ramos tivemos esse grande momento para participar dessa festa tão bonita”, declarou Nonato Alencar.

Publicidade

O prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, disse que é uma alegria imensa porque é possível perceber que a cultura ainda prevalece na região.

“É com muita alegria que vemos que a cultura prevalece aqui na nossa região, em Alegrete, principalmente. O povo está animado, gosta da cavalgada, da vida do gado e isso me enche o coração porque eu gosto disso, meu pai também gosta e minha família”, declarou destacando que a Prefeitura Municipal de Alegrete disponibilizou toda logística necessária em carros de som, patrocínio, reconstrução das estradas entre outros meios.

Gestor do município de Vila Nova do Piauí, cidade vizinha a Alegrete, Edilson Brito, amante da cultura nordestina disse que foi uma ocasião de muita beleza, principalmente em um dia que celebra o início da Semana Santa.

“A cavalgada foi muito bem organizada e muito bonita nesse Domingo de Ramos, aboiada e cantada por grandes profissionais. Para mim é um prazer participar juntamente com os amigos Agnaldo, Marcinho, Nonato e demais amigos de Alegrete, São Julião e a turma de Vila Nova que veio prestigiar”, ressaltou.

O prefeito Edilson, em entrevista fez o convite para a 3ª Cavalgada que acontecerá no mês de dezembro em Vila Nova do Piauí.

Publicidade

“Quero convidar os amigos e o povo para participar da 3ª grande cavalgada que acontecerá no mês de dezembro em Vila Nova. Deixo aqui um forte abraço aos organizadores”, convidou Edilson Brito.

Um dos ícones da poesia nordestina, conhecido com Galego Aboiado, esteve presente junto a toda vaqueirama aboiando durante toda cavalgada ao lado de Antônio Neto, o herói das vaquejadas.

“Por onde já passei essa é uma das grandes cavalgadas. Muito bem organizada. Está tudo muito bem organizado e não está faltando nada”, pontuou.

Na ocasião, Galego e Antônio Neto fizeram uma homenagem ao portal Cidades Na Net com aboio. Veja vídeo!

Juntamente com Samuel Alencar, membro da equipe organizadora da 2ª Cavalgada de Domingo de Ramos, profissional da Educação Física e técnica de Enfermagem, Soraya Luz, falou ao Cidadesnanet e fez um resgate histórico de quando ainda um tio por nome de Edilberto Luz, promoveu há 52 anos a cavalgada na localidade Várzea Comprida em Fronteiras.

Publicidade

“Nossa família fez uma viagem há 52 anos atrás, e decidimos promover essa cavalgada, onde há dois anos fizeram a primeira edição também como influência do meu tio. No ano passado fizemos essa cavalgada convidando amigos e familiares em número maior do que a anterior […] criamos um grupo de whatsapp e coloquei uns amigos. Pouco tempo depois tinha 250 participantes e foi realizada essa festa”, explicou.

“A sensação que tenho é de dever cumprido com uma festa bonita. Todo mundo gostando e participando e o que não devemos é deixar morrer essa tradição do sertão nordestino. Essa cultura vem de muito longe, desde nossos ancestrais. Minha família foi criada montando em cavalos”, destacou.

“Eu monto desde os 12 anos de idade e já incentivo minhas filhas a montaria. A casa toda é empenhada nisso, pois meu pai foi vaqueiro por muitos anos e amante da vaquejada, de animais e nós não podemos deixar morrer”, reforçou.

Ex-prefeito de Alegrete do Piauí, Edilton Alencar, entusiasta e também organizador da cavalgada, afirmou que a realização se deu através das redes sociais onde foi feito o convite a várias pessoas de diferentes cidades da região.

“Está comparecendo aqui pessoas de Caldeirão, Marcolândia, Fronteiras, São Julião, Alegrete, Vila Nova, Picos, Padre Marcos, Francisco Macedo. É uma integração de amigos, uma grande cavalgada e uma grande festa. Meu sentimento é de gratidão e estou muito satisfeito com o comparecimento de todo esse povo”, declarou Edilton Alencar.

Publicidade

Padre, Gildo Coelho, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Fronteiras, presidiu celebração e abençoou os vaqueiros. O sacerdote avaliou o momento como manifestação de fé em pleno dia santo que é o Domingo de Ramos, dia em que inicia a Semana Santa.

“Esse é um momento de manifestação de fé e esperança do nosso povo que se reúne nesse dia para iniciar a Semana Santa como atitude de pessoas orantes que procuram receber a bênção de Deus. Isso é sinal de compromisso cristão da parte daqueles que fazem esse momento de manifestação e de resgate da cultura nordestina que traz presente esse sentimento do sertanejo e de alguém que quer caminhar com as bênçãos de Deus”, avaliou o padre.

A animação da 2ª Cavalgada de Domingo de Ramos ficou por conta de Galego Aboiador, Romário Aboiador, Klesinho Aboiador, Raiane Alencar, Sergipano Antônio Neto aboiador e o Sanfoneiro Francisco Carlos.

Estiveram presentes o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney; o ex-prefeito de Alegrete Edilton Alencar; o atual prefeito alegretense, Márcinho; o presidente da Câmara de Vereadores de Alegrete, Constâncio Ramos e os vereadores: Claudio Ramos, Mateus Vicente, Erasmo Araújo, Luís Carlos, Izalberto Luz, Antônio de Raquel e Roberto Moura;o chefe de Gabinete de Alegrete, Diego Alencar; o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito; o prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar; bem como admiradores, lideranças políticas como Manoel de Zé Pedro, Agnaldo Ramos e o ex – prefeito Edilberto Luz.

– Veja mais fotos:

Publicidade

           

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS