GEMINIANO | Em Conferência, gestão, trabalhadores e usuários discutem melhorias para a Saúde
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 15/04/19

GEMINIANO | Em Conferência, gestão, trabalhadores e usuários discutem melhorias para a Saúde

Dando voz à população, a Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 15, a VI Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático de avaliação da situação de saúde e proposição de diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão – municipal, estadual e nacional.

O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, reuniu gestores com o prefeito Erculano Carvalho e o secretário de Saúde, José Genival (GG), o presidente da Câmara, Francisco Antão, trabalhadores da Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde.

Em conformidade com o Regimento Interno apresentado pela presidente do Conselho Municipal da Saúde, a enfermeira Melissa Flávia, a Conferência abordou a temática central “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos “Saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento”, que foram explanados na palestra magna ministrada pelo enfermeiro conferencista, Hamilton Lacerda, subsidiando as discussões nos grupos de trabalhos.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para debaterem os eixos propostos, avaliarem a saúde nos seus níveis, de baixa, média e alta complexidade, e elaborarem propostas para implementar as políticas públicas para o setor. As diversas sugestões de cada grupo foram compartilhadas no plenário, analisadas e aprovadas.

Grupo de trabalho

Nas propostas aprovadas, os participantes sugeriram a priorização do atendimento e ações preventivas na zona rural, em comunidades de difícil acesso; a efetivação dos repasses federais ao município; a realização de campanhas educativas e orientadoras; convênio de Geminiano com outros municípios para manutenção da casa de apoio em Teresina; implantação de conectividade internet nas UBS de zona urbana e rural, para melhor comunicação e informatização dos profissionais; ações de divulgação e informatização aos usuários e profissionais acerca das ações e serviços ofertados no município.

Delegados eleitos para representar o município de Geminiano na etapa Estadual

Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município de Geminiano na etapa estadual da Conferência, que acontecerá em Teresina. No segmento da gestão, foi eleita a enfermeira Melissa Flávia de Sá Luz; no segmento trabalhador da Saúde, Maria das Mercês Sousa Silva; e no segmento dos usuários do SUS, Bruno de Moura Mendonça e Hélio Eugênio de Souza.

O gestor da Saúde, José Genival, falou sobre a importância da Conferência para que a população discuta as melhorias e tenha conhecimento dos seus direitos no SUS. Em entrevista, o secretário GG, como é conhecido, destacou os avanços do setor em pouco de dois anos, citando a equipe multiprofissional.

“Geminiano tem três equipes do PSF e mais quatro médicos contratados, totalizando em sete médicos. Tem três equipes de Saúde Bucal e mais três odontólogos contratados, totalizando em cinco. Temos três fisioterapeutas, nutricionista e outros profissionais à disposição da população aqui no município.”, pontuou.

O secretário anunciou para os próximos meses a inauguração de mais três Unidades Básicas de Saúde nas comunidades rurais Veríssimo, Milhans e Bem-te-vi. “Também estamos licitando mais uma Unidade Básica de Saúde com a academia interna, climatizada e com equipamento profissional para a comunidade Cacimbinha, mais um compromisso que estará sendo cumprido.”, disse, avaliando que “a Saúde do município está muito bem”.

Erculano Carvalho elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário GG. “É um grande gestor. Foi um acerto da nossa gestão ter nomeado ele como secretário de Saúde, porque ele tem demonstrado amor e compromisso com a área.”, disse.

Diante da intervenções feitas no setor em sua gestão, o prefeito classificou a Saúde do seu município como uma das melhores do Estado. “Acredito que a Saúde pública em Geminiano é uma das melhores do Piauí. É a única cidade do Piauí que já construiu e entregou sete UBS e tem outras três para serem concluídas. Tem médicos atendendo diariamente no município e as farmácias equipadas com remédios. Temos trabalhando para atender a população na hora da necessidade.”, pontuou Erculano.

Dentre outros, também estiveram presentes os vereadores Francisco Edson, Genilda Moura e Márcia Vanusa; os secretários municipais Érica Carvalho (de Educação), Mazé Campos (de Planejamento), Maria Helena (de Assistência Social) e Eufrásia Nascimento (de Agricultura).

_Veja fotos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

A Transnordestina que Dilma Rousseff viu. A promessa de alavancar o Piauí

Está prometido: o trecho da ferrovia Transnordestina no Piauí será inaugurado em 2016. A tarefa anunciada pela presidente Dilma Rousseff tem 15 meses e meio para sair do campo dos

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Polícia Civil prende homem com grande quantidade de droga no Piauí

Policiais civis da Delegacia de Curimatá prenderam em flagrante um homem com grande quantidade de droga. De acordo com o delegado Ramon Brito Cavalcante o suspeito é apontado como um

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Mais de 130 concursos abertos reúnem 26 mil vagas no país. Veja a lista!

Pelo menos 131 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (22) e reúnem 26.782 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a