Connect with us

DESTAQUES

Barreira volante retoma com a fiscalização de transporte de produtos e animais em Jaicós

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí (ADAPI) em Jaicós, realizou na última segunda – feira, 16, na BR 407, perímetro urbano da cidade, uma barreira volante, tem como objetivo coibir o trânsito de animais sem documentos zoossanitários( sem Guia de Transporte Animal – GTA), de produtos de origem vegetal e de agrotóxico irregulares.

A ação foi realizada pelos fiscais Estadual Agropecuário, Médico Veterinário, coordenador da ADAPI em Jaicós Drº Abdias Último e José Luiz, respectivamente, bem como, ao apoio incondicional da Polícia Militar do município que vem contribuindo para segurança. O Veterinário faz um alerta que por determinação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), amparado em conformidade com a legislação vigente e coadjuvado com a central em Teresina, essa fiscalização volante será retomada e/ou intensificada nesta região constantemente, principalmente nos dias de feiras , por se tratar de uma área considerada com muita movimentação de veículos transportando animais e vegetais clandestinamente, oriundo em sua grande parte de feiras de aglomeração de animais como: Bovinos, Caprinos, Ovinos, Suínos, aves e excepcionalmente, transporte de animais exóticos e municípios adjacentes.

O Médico Veterinário, ressalta que a fiscalização volante ora realizada, foi em primeiro momento, meramente “educativa” as demais fiscalizações que virão, se porventura houver condutores transportando animais sem a GTA, certamente serão autuados e multados e com a carga apreendida em conformidade no que rege a legislação vigente. É interessante salientar que nós fiscais, explicamos na ocasião aos condutores de carros, caminhões, motocicletas, veículo e os produtores, da importância de estarem portando a GTA, documento imprescindível para trânsito de animais e rastreabilidade onde tem validade todo território nacional conforme preconiza instrução normativa Nº 018 do MAPA.

O Veterinário enfatiza também que trabalho de educação sanitária desenvolvido pela Agência é muito importante e sempre será a base das ações do órgão. “Prevenir e contar com a parceria direta do produtor é o caminho para a manutenção da sanidade, tanto animal como vegetal. Os investidores querem segurança aos produtos finais que chegam a sua mesa.

A Equipe de fiscalização volante, faz um balanço onde foi bastante positivo a barreira volante, foram abordados uma gama de veículos, sendo que a maioria deles, apresentaram irregularidades no transporte de suínos, bovinos, aves, caprinos e ovinos ou seja desacompanhado da GTA. Portanto, aqueles criadores que comercializam animais que não possuem cadastro e que residem nos municípios jurisdicionados ( Massapê, Jaicós, Belém, Padre Marcos e Francisco Macedo, que procurem o escritório da ADAPI para fins de regularização cadastral, portando documentação CPF,IDENTIDADE, INCRA/ITR E CONTRATO DE COMODATO RURAL, finalizou o Coordenador.

Publicidade

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS