JAICÓS | Conselho Municipal de Educação é criado e alunos da rede municipal são certificados
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 11/07/16
Comments 0

JAICÓS | Conselho Municipal de Educação é criado e alunos da rede municipal são certificados

No ano de 2013, logo no início da atual administração, a Secretaria de Educação do município de Jaicós foi notificada pelo Conselho Estadual de Educação que sobre o vencimento da Resolução que autorizava o funcionamento das escolas da Rede Municipal de Ensino, fato que poderia prejudicar centenas de alunos.

A notícia, segundo a secretária de Educação, Dalva Feitosa, trouxe preocupação, pois os alunos da Rede Municipal de Ensino estavam impedidos de serem certificados pela conclusão do Ensino Fundamental. “Diante dos fatos, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Executivo Municipal, iniciou uma longa batalha para regularizar a situação. Nós agilizamos todos os documentos necessários para a renovação da Resolução e decidimos pela a criação do Sistema Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, o que era ainda mais burocrático, porém, mais vantajoso para o município”, disse a secretária.

Para isso, o município teve que atender a uma série de requisitos, desde documentação a melhorias na infraestrutura das escolas da Rede Municipal. No final de 2015, o município recebeu uma equipe do Conselho Estadual de Educação, designada para vistoriar as escolas. A avaliação foi positiva e Conselho Estadual emitiu parecer pela aprovação, autorizando o funcionamento das escolas da Rede Municipal de Ensino. Com isso, o município regularizou toda a situação e os certificados escolares voltaram a ser autenticados pela 9ª Gerência Regional de Educação, em Picos.

2

Ao mesmo tempo, o Poder Executivo Municipal foram encaminhados para a Câmara Municipal os Projetos de Lei de criação do Sistema Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, que foram aprovados pelo Legislativo Municipal.

“Após a aprovação, foi dada entrada de toda a documentação necessária em Teresina, junto ao Conselho Estadual, para a autonomia do Conselho Municipal, e no dia 14 de abril do ano em curso, o referido Conselho Estadual, através da portaria nº 30, autorizou a entrega ao Conselho Municipal de Educação deste município de Jaicós, os processos em tramitação no citado Conselho, referente às escolas sediadas neste município e integrantes do Sistema Municipal de Educação, ou seja, das escolas municipais da Educação Básica e da Educação Infantil das rede pública e privada”, explicou Dalva.

1

Hoje, o Conselho Municipal de Educação funciona na Secretaria Municipal de Educação e todos os seus membros trabalham para dar autenticidade aos certificados dos anos anteriores e sanando todos os problemas referentes. “Foi uma grande batalha, um processo muito burocrático, mas nós nos empenhamos, regularizamos toda a situação, nos tornamos autônomos e asseguramos que os nossos alunos não fossem prejudicados”, acrescentou Dalva.

Segundo a gestora, esta grande conquista da educação municipal deu-se ao empenho da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, demais Secretarias, diretores, secretários de escolas, professores, servidores da educação, assessores de gestão e jurídicos.

3 4 6 7

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES 0 Comments

Assalto a agricultor na divisa de Alagoinha com Pio IX deixa família apavorada

Uma família viveu momentos de aflição e desespero na madrugada desta sexta-feira, 14, na localidade Serra do Travessão, situada na divisa dos municípios de Alagoinha do Piauí e Pio IX.

POLÍCIA

Medidores de água são furtados de ruas do Junco e Pedrinhas em Picos

Várias casas nas ruas dos bairros Pedrinhas e Junco tiveram seus medidores de água furtados da frente das residências. De acordo com informações da presidente da Associação de Moradores do

DESTAQUES

Colisão entre caminhonetes deixa mais de dez feridos na BR-343 no Piauí

Uma grave colisão envolvendo uma S-10 em uma D-20 deixou vários feridos na BR-343. De acordo com informações, cerca de 10 pessoas ficaram feridas no acidente a maioria delas estavam