PICOS|  Observatório Social nega aprovação em licitação vencida por empresa de sobrinho e marido de vereadora
Publicado por: | Data: 29/03/17
Comments 0

PICOS| Observatório Social nega aprovação em licitação vencida por empresa de sobrinho e marido de vereadora

Na última sexta-feira (24), o Grande Picos divulgou uma reportagem especial com documentos que comprovam que o marido e o sobrinho da vereadora Maria Creusa Nunes Barbosa (PMDB) são os proprietários de uma empresa vencedora de licitação no valor de mais de R$ 120 mil mensais para locação de impressoras, conforme extrato de contrato divulgado na edição do Diário Oficial dos Municípios (DOM) do dia 20 de março.

Segundo o documento, que pode ser consultado aqui, a empresa GN Informática LTDA – de propriedade de Antônio Barbosa Sobrinho e José Gonçalves Nunes Filho, marido e sobrinho da parlamentar, respectivamente – é a vencedora de uma licitação de R$ 126.737,50 para “locação de impressoras em regime de comodato para as secretarias municipais de Picos”.

Antonio Barbosa – Foto: Assis Santos/Grande Picos

O endereço da GN Informática, conforme consulta ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica disponibilizado pela Receita Federal, é o mesmo endereço da residência da vereadora. No local não há qualquer indício externo do funcionamento de uma empresa.

A documentação fiscal evidencia que a empresa foi aberta em 03 de fevereiro de 2017, um mês após a posse de Maria Creusa Nunes Barbosa (PMDB) na Câmara Municipal de Picos, até então ela era primeira suplente da coligação “Trabalhando a gente segue em frente” (PT, PTB, PMDB, PSB, PTN, PSD e PEN).

Creusa Nunes assumiu o mandato em 03 de janeiro de 2017, após o vereador reeleito Wellington Dantas (PT) se afastar do cargo para assumir a Secretaria de Governo da gestão do prefeito Walmir Lima.

Maycon Luz – Foto: Fabrício Sousa/Grande Picos

Transparência

Na ocasião da publicação da reportagem, o procurador geral do município, Maycon Luz, comentou as informações e afirmou que o valor divulgado no extrato publicado no Diário Oficial dos Municípios está errado, pois a quantia não seria mensal, mas anual, conforme contrato assinado (veja aqui). Para o procurador, os endereços também são distintos, Outro ponto questionado pelo procurador é o endereço da empresa, pois, segundo ele, a GN Informática está sediada no 1º andar do prédio.

Além disso, Maycon Luz afirmou ainda que a modalidade pregão presencial foi acompanhada pelo Observatório Social de Picos (OS-Picos) e teria cumprido todos os trâmites legais, porém, a presidente da organização não governamental, Edna Moura, contestou as informações prestadas pelo procurador geral do município.

Edna Moura: Foto Arquivo

Observatório Social detectou irregularidades

Em nota, o Observatório Social de Picos esclarece que ainda no dia 24 de fevereiro, data da publicação da reportagem, enviou ofício solicitando o imediato cancelamento da licitação, “pois se detectou falhas na transparência do referido certame, contrariando normas do órgão de controle externo Tribunal de Contas do Estado do Piauí”.

A ONG ainda informa no texto que “até hoje nem o prefeito nem o pregoeiro responderam ao ofício – o que infelizmente tem ocorrido com muita frequência – e prosseguiu a realização do certame, descumprindo as normas e prazos estabelecidos pelas leis que regem o processo licitatório”.

Por fim, o Observatório Social de Picos assegura que notificará o Ministério Público “informando as irregularidades detectadas”.

Confira a Nota de Esclarecimento:

Ofício enviado à Prefeitura de Picos solicitando o cancelamento do pregão presencial:

Fonte: Grande Picos.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Corpo de homem que estava desaparecido é encontrado no Piauí

Na manhã desta terça-feira (18), o corpo de um homem em estado avançado de decomposição foi encontrado por populares em um matagal situado na Vila Tiradentes, na região do bairro

Fronteiras

FRONTEIRAS | Secretária de Educação e nutricionista participam de formação sobre alimentação escolar, em Valença

A secretária de Educação do município de Fronteiras-PI, professora Verônica Maria Pereira Ribeiro, juntamente com a nutricionista Kassandra Bezerra, participaram nesta última quinta-feira (03/08), de uma formação para nutricionistas, gestores

DESTAQUES

Adolescente de 15 anos é apreendido com maconha em Picos

Os policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos apreenderam um adolescente de 15 anos identificado pelas iniciais G. C. C, acusado de tráfico de drogas no município de