Connect with us

MUNICÍPIOS

SANTANA 27 ANOS│Governo Itinerante chega aos povoados Engano dos Porém e Lagoa Seca; fotos

Publicado

em

No segundo dia da programação de aniversário de 27 anos de emancipação política, o 3º Festival de Interação Social de Santana do Piauí, levou ações do projeto Governo Itinerante para dois povoados nesta quarta-feira (24). Pela manhã na escola Mariano André de Barros, no povoado Engano dos Porém, na zona rural, de Santana do Piauí, a população da comunidade foi beneficiada com os diversos atendimentos.

O Governo Itinerante é uma iniciativa da Prefeitura Municipal que tem a frente a prefeita Maria José juntamente com as secretarias que compõem a administração santanense. São elas: Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde, Departamento de Esportes, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura.

Seguindo o cronograma, apresentações culturais foram realizadas por alunos da escola com danças que encenaram a música Heróis do Futuro, do cantor Toquinho, além da literatura de cordel, inspirada no poeta cordelista, o paraibano, Leandro Gomes de Barros.

A diretora Samara Sousa, falou sobre a aluna Yasmim e as crianças que se apresentaram ao som da musica do cantor Toquinho.

“Estamos trabalhando a literatura de cordel parabenizando a nossa cidade Santana do Piauí, aos seus 27 anos de emancipação onde a aluna Yasmim recitou um cordel homenageando pelo aniversário”, explicou a diretora.

Estudante do 6º B, da escola Severo Maria Eulálio, localizada na sede do município, Maria de Fátima, marcou presença na ocasião desta manhã e apresentou a coreografia homenageando o poeta e compositor santanense, Erivaldo Borges, autor de Taquari. A estudante expressou o que para ela representa a dança.

Publicidade

“Pra mim a dança representa liberdade. Quando estou dançando me sinto livre. Essa dança representa nossa cidade de Santana do Piauí porque é bastante animada”, ressaltou Maria de Fátima.

Na ocasião, logo após as apresentações a prefeita Maria José,  fez uso da palavra e logo no início do discurso declarou instalado o projeto Governo Itinerante.

“Quero agradecer a acolhida de toda a comunidade através dos servidores e dos alunos da escola. Saúdo também o vereador Erivaldo que representa essa comunidade e todos os vereadores, servidores, ao povo de nossa amada terra e as secretarias que são responsáveis por todo esse trabalho que leva benefícios à população”, discursou,

Estela Francisca é avó de aluna da escola Mariano André de Barros e falou sobre a importância do Governo Itinerante.

“O projeto é muito importante porque a gente tem atendimento de saúde. Tem o médico, tem as vacinas, a gente pode medir a pressão, medir a glicose do sangue. É muito bom”, avaliou parabenizando a gestão.

Publicidade

Durante a tarde, por volta das 15h, o projeto Governo Itinerante chegou ao povoado Lagoa Seca, zona rural de Santana do Piauí. Com apresentações culturais, os alunos Vinicius e João de Deus, da Escola Antônio Mariano da Cunha, inspirados no poeta Enéas Tavares dos Santos recitaram e rimaram com poesias retratando o desempenho administrativo da atual gestão.

A diretora, Maria dos Santos Lima explicou o porquê das apresentações na escola.

“Trabalhamos com o autor Enéas Tavares dos Santos e os alunos produziram um rima que retratasse as atividades do governo itinerante que é um projeto de atendimento à população e faz parte da programação de aniversário de 27 anos de Santana do Piauí, explicou a diretora, Maria dos Santos Lima.

A aluna do 4º ano, Maria Rita, 9 anos de idade, juntamente com as demais colegas fizeram um coreografia com dança ao som do grupo Falamansa, com a música Xote da Alegria.

“Essa dança representa alegria, educação com os colegas e incentiva a termos respeito com as pessoas. Gostei muito dessa apresentação”, explicou ressaltando o sentimento de satisfação com a dança.

Logo após as apresentações foi o momento em que a população do povoado Lagoa Seca pôde desfrutar dos variados serviços de atendimento que incluiu na ocasião o tratamento estético de Argiloterapia.

Na fila para tomar a vacina contra a gripe, o idoso de 71 anos, Raimundo José de Sousa, conhecido como Raimundinho Cassiano, falou da satisfação e da eficácia da vacina destacando também a valiosidade do projeto que a prefeita Maria José implantou.

“O projeto Governo Itinerante é muito bom porque quando a gente toma essa vacina protege a pessoa e não pega gripe fácil”, destacou

Publicidade

“Depois que comecei a tomar ela nunca mais soube que era uma gripe e lá em casa toda minha família toma. Hoje vou passar por vários atendimentos. Tomar vacina, medir a pressão, medir a glicose no sangue”, revelou.

“Nós temos que participar de todos os programas do governo. A mensagem que deixou pra todo mundo é essa: Quando o governo determina esse programa é para proteger as pessoas das doenças”, recomendou Raimundinho Cassiano.

Estiveram presentes as autoridades municipais, juntamente com os secretários, educadores, alunos, vereadores e o povo em geral.

-Veja abaixo fotos do povoado Engano dos Porém e em seguida fotos do povoado Lagoa Seca:

Fotos do povoado Engano dos Porém:

Publicidade

Veja fotos povoado Lagoa Seca:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS