Connect with us

DESTAQUES

SIMÕES | UBS da Serra do Jatobá recebe equipamentos e começa funcionar

Publicado

em

Nesta segunda feira, 30 de maio, foram entregues os equipamentos a mais uma Unidade Básica de Saúde, situada na Serra do Jatobá, zona rural do município de Simões. A UBS  conta com salas de enfermagem e atendimento médico, e consultório odontológico.

A comunidade é um ponto estratégico, sendo um anexo do Posto da Serra dos Cláudios, oferecendo consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamento para especialidades, fornecimento de medicação básica, dentre outros serviços.

A Unidade Básica de saúde contará com enfermeiros um dia por semana e com médico e odontologista duas vezes ao mês. Cada dia será oferecido um tipo de atendimento e seguirão o seguinte cronograma:

– 1ª Segunda-feira do mês; O atendimento será pela equipe de enfermagem no turno da tarde sendo feita Prevenção;
– 2ª Terça-feira do mês; Atendimento de enfermagem pela manhã com vacinação e puericultura (trata do bem-estar e saúde das crianças no seu nascimento e nos primeiros dias de vida, prevenindo prováveis doenças ou anormalidades que possam por em risco a qualidade de vida e bem-estar da criança);
– 3ª Terça-feira do mês; Atendimento pela tarde com enfermeiros acompanhando o Pré natal, e atendimento médico e odontológico;
– 4ª Quarta-feira do mês; Atendimento pela manhã da equipe de enfermagem – hiperdia (destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes) e atendimento médico e odontológico.

SAM_3246

A enfermeira  Kelmalamary de  Araújo, ressaltou que este é um serviço de promoção e prevenção, sendo a porta de usuários ao serviço de saúde. “A construção de UBS melhora a qualidade da saúde do município, pois essa unidade como porta de entrada dos serviços de saúde, trata da promoção e prevenção, solucionado muitos casos que iriam para o hospital que é um local de tratamento. Então, gostaria de parabenizar a secretária de Saúde  Claudeir Feitosa por facilitar o acesso da população melhorando a qualidade do serviço prestado”.

Publicidade

Claudeir Feitosa ressaltou sua imensa alegria em entregar estes equipamentos para começar a funcionar  essa unidade de saúde com capacidade de atendimento médio de 25 pessoas por dia. “É de grande importância o funcionamento de pontos como este, que irão facilitar e melhorar cada vez mais a qualidade da saúde e consequentemente de vida das comunidades. A Unidade Básica de Saúde é o contato preferencial da população da zona rural,  devido  o papel central que desempenha, que é garantir o acesso da população a uma atenção e saúde de qualidade. Principalmente, porque nela é possível receber atendimentos básicos e gratuitos perto de casa, tendo como os principais serviços, consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica”, disse a secretária.

SAM_3242 SAM_3271 SAM_3249

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS